Sem categoria

SP: 15 mil operários de Cubatão preparam greve

Os cerca de 15 mil operários das empreiteiras que prestam serviços à Cosipa, Refinaria Presidente Bernardes, Fosfértil e outras do parque industrial de Cubatão, interior paulista, podem entrar em greve na primeira quinzena de maio.

A previsão é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem, Manutenção Industrial e Mobiliário de Santos (Sintracomos), Geraldino Cruz Nascimento.


 


“A responsabilidade por essa provável paralisação –diz o sindicalista– será das empresas, que ganham fortunas incalculáveis com o crescimento econômico verificado no país, mas pagam salários de fome”, disse.


 


Em duas assembléias, na sexta-feira (25), uma dos trabalhadores do grupo da refinaria e outra da Cosipa, os trabalhadores rejeitaram as contrapropostas para renovação de acordos coletivos de trabalho na data-base de maio.


 


As firmas contratadas da Petrobras ofereceram reajuste salarial de 8,51%, igual ao aceito pelos trabalhadores na construção civil de São Paulo.


 


Essa contraproposta, que previa a manutenção dos direitos dos acordos foi rejeitada pela primeira assembléia, totalmente lotada, que começou às 18 horas, ainda sem os trabalhadores do grupo da Cosipa e Fosfértil, que chegaram por volta das 18h45.


 


A segunda assembléia rejeitou a contraproposta patronal que já havia sido recusada na sexta-feira retrasada (18): 5,5% de reajuste para os 80% de trabalhadores qualificados e 7% para os 20% que ganham o piso, além de manutenção dos direitos adquiridos.


 


O presidente Geraldino comunicará as decisões das assembléias às empresas, nesta segunda-feira (28), e espera que elas apresentem novas contrapropostas, durante a semana, para votação na segunda semana de maio, quando poderá ser decretada a paralisação. Os trabalhadores decidiram lutar pelo reajuste mínimo de 10%.


 


Fonte: Força Sindical