Resultado da busca por comunismo: foram encontradas 1813 ocorrências

07/11/2017 14h30

 A nova luta pelo Socialismo

As condições do desenvolvimento do socialismo no século XXI se caracterizam por uma nova luta pelo socialismo. Na realidade, o socialismo é uma exigência objetiva da história, e não porque subjetivamente o desejamos, ou seja, por uma questão da vontade humana. O socialismo é resultante de um processo objetivo das contradições essenciais do próprio capitalismo.

Por Renato Rabelo*

07/11/2017 13h45

Os cem anos da Revolução Russa – alguns temas para seu estudo

Há alguns temas importantes ligados à Revolução Russa de 1917, que precisam estar presentes na avaliação daquele grande acontecimento histórico.

Por José CarlosRuy*

07/11/2017 10h42

A revolução estava nas ruas e foi verdadeiramente popular

Em aula sobre a Revolução Russa, no Seminário Internacional 1917: O Ano Que Abalou o Mundo, a historiadora Marly Vianna fez um retrospecto de momentos importantes do período em questão. E defendeu que a revolução “estava nas ruas” e foi um movimento” verdadeiramente popular.

Por Joana Rozowykwiat

07/11/2017 10h33

Revolução Russa abriu a luta por uma sociedade justa

O Centenário da Revolução Russa marca a abertura de uma nova fase para a humanidade, assim como a Revolução Francesa o fez ao seu tempo.

Por Altair Freitas

07/11/2017 9h57

A revolução russa e seus impasses

Os projetos e os programas das organizações revolucionárias são fundamentais. Os socialistas precisam saber claramente o que querem, e prever o que, em condições ideais de pressão e de temperatura, irão realizar. Também é preciso que o povo saiba o que está sendo proposto à sociedade futura. Essa é a condição para que ele possa aderir conscientemente ao projeto transformador.

Por Augusto Buonicore**

07/11/2017 9h46

Lênin e o centenário da Revolução Russa

No ano do centenário da Revolução Russa, em que o mundo vive uma reviravolta política e econômica afetando em escala global diversos países e colocando em pauta novamente as saídas para o cenário de graves retrocessos, revisitar a trajetória política e a elaboração teórica do líder da de 1917, assim como o próprio legado da Revolução, deve ser uma investida permanente para reafirmar a importância histórica desse processo para a história da humanidade até os dias atuais.

Por Rafaela Elisiario*

07/11/2017 9h37

A era Stálin cumpriu uma missão histórica

“A Revolução Russa foi a revolução do século XX, a mais decisiva e que mais marcou os desdobramentos políticos e econômicos”, avaliou o professor da UFRJ, José Paulo Netto, durante o “Seminário Internacional 1917: O Ano Que Abalou o Mundo”. Segundo ele, ao longo da experiência soviética, “cometeram-se graves equívocos”, mas mais importantes foram os ganhos para a emancipação humana. “O balanço é indiscutivelmente positivo do ponto de vista dos avanços civilizatórios”, disse.

Por Joana Rozowykwiat

07/11/2017 9h21

1917: Revolução no feminino

Conferência em São Paulo jogou luz sobre tema pouco explorado da história da Revolução Russa: seu legado histórico para a emancipação das mulheres.

Por Mariana Venturini*

07/11/2017 8h59

Lênin: suas ideias revolucionárias seguem vivas no século 21

Em 21 de janeiro de 1924 morria Vladimir Ilitch Uliánov, o lider comunista que dirigiu a revolucão russa e construiu o primeiro estado socialista da história. Morto aos 53 anos, Lênin deixou um legado que inspira revolucionários e ainda vive na teoria e na ação  de militantes do mundo inteiro. Em homenagem aos 100 anos da Revolução Russa, o Portal Vermelho republica uma resolução do PCdoB por ocasião dos 90 anos de sua morte.

07/11/2017 8h21

A Revolução do socialismo e internacionalismo proletário

"O socialismo continua sendo uma necessidade objetiva da evolução da civilização humana. E, nessa ótica, o socialismo e a sociedade sem classes, o comunismo, são o ideal supremo a justificar a existência e a atividade do Partido Comunista".

Por José Reinaldo Carvalho