Resultado da busca por comunismo: foram encontradas 1780 ocorrências

14/07/2017 8h09

A trajetória do sindicalismo de negócios nos Estados Unidos

 “O capitalismo não é menos necessário ao sindicalismo livre do que a água é para o peixe." A frase de Davi Dubinsky, dirigente da AFL-CIO, expressa bem a concepção que há muito predomina no movimento sindical dos Estados Unidos. 

08/07/2017 8h07

Pragmatismo, doença senil do comunismo 

Sexta retrasada, mencionando uma aula sobre tática e estratégica que ministrara, esse pobre teclador fez figurar neste Portal Vermelho um artigo de alerta contra o purismo, expressão do esquerdismo, virose pueril que não raro acomete novos e velhos combatentes das mais nobres causas. Judiei de leitores e leitoras tentando demonstrar, ao refletir sobre o conceito de 'campo político', como essa enfermidade compromete, tanto os interesses futuros, como a tática imediata dos trabalhadores em sua luta contra o capital, bem como sua independência em face de outras forças políticas em contenda.

02/07/2017 11h36

Eduardo Migowski: Como Foucault e Agamben explicam Bolsonaro

Sem projeto, sociedade pode escorregar para espiral de medo, ódio e exceção permanentes. Certos grupos são vistos como “inimigos” – portanto, privados de qualquer direito. É neste ambiente morboso que rasteja o deputado.

Por Eduardo Migowski*, Outras Palavras

25/06/2017 11h55

A esquerda e o debate sobre a desmilitarização das polícias

Há uma dificuldade da esquerda em lidar com o tema da segurança pública em função de uma série de conceitos que foram elaborados ao longo do tempo sobre as origens e causas da violência social, em sua maioria atribuída à pobreza. Há que se pesquisar mais.

Por Marco Rocha*, para o Portal Vermelho

24/06/2017 11h28

Dois lançamentos editoriais celebram cem anos da Revolução Russa

 "Lênin - presença da revolução" e "Lênin, leitor de Marx" são duas novas publicações da Editora Anita Garibaldi celebrando o Centenário da Revolução Russa. O lançamento dos livros ocorrerá na sede nacional do PCdoB, no dia 7 de julho, das 14h30 às 17h. Leia abaixo a apresentação dos dois novos livros.

20/06/2017 16h22

Dinheiro: excesso e escassez

 Para Ladislau Dowbor, há um mal-estar na sociedade que corre paralelamente com a desgovernança dos países. O mundo, como na Idade Média, volta a se cobrir de muros e arames farpados. Tudo tem relação com a voracidade do lucro e da rentabilidade.

Por Antônio de Paiva Moura*

01/06/2017 15h21

Belluzzo: Queremos liberdade com igualdade, não queremos totalitarismo

Em conferência da Unicamp, economista diz que trabalhadores precarizados são, hoje, um símbolo da "situação horrorosa" do homem contemporâneo. Debate abordou 150 anos de "O Capital", da Karl Marx.

30/05/2017 15h11

 O namoro do capitalismo com a democracia terminou?

A construção de Marx é uma catedral. Ele não persegue propriamente a crise do capitalismo como objeto em si, mas sim a dinâmica endógena desse sistema, dentro da qual as crises têm um papel fundamental. A regra metodológica materialista que ele adota em O Capital consiste em tomar o capitalismo tal como ele existe, já com todas as suas formas, e voltar para trás. É preciso ter essa regra em mente para entender que o modo de investigação e o modo de exposição são diferentes na obra de Marx. 

27/05/2017 20h45

João Amazonas, ideólogo e construtor do PCdoB

A Fundação Maurício Grabois e a Editora Anita Garibaldi lançaram, em novembro de 2012, o livro Meu verbo é lutar – A vida e o pensamento de João Amazonas, de autoria de Augusto Buonicore. O lançamento fez parte da comemoração dos centenário de nascimento de João Amazonas. Para marcar os 15 anos da morte de João Amazonas, o Portal Vermelho republica o prefácio do então presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo.

27/05/2017 19h37

João Amazonas, a referência necessária

Neste 27 de maio de 2017 completam-se 15 anos da morte de João Amazonas. Em homenagem ao histórico dirigente do Partido Comunista do Brasil, o Portal Vermelho publica novamente este artigo do jornalista e escritor Luiz Manfredini publicado em 1o de janeiro de 2012, quando o grande formulador teórico dos comunistas brasileiros completou 100 anos de nascimento. 

Luiz Manfredini*