Resultado da busca por comunismo: foram encontradas 1749 ocorrências

10/02/2017 19h00

Leninismo, tática e política

Nos debates sobre a tática durante o III Congresso da Internacional Comunista, Lênin [1] ataca duramente as teses encabeçadas pelo italiano Umberto Terracini. Na medida em que este propunha também substituir “princípios” por “objetivos”, Lênin o identifica com as concepções anarquistas, acrescentando que os objetivos até poderiam convergir comunistas e eles, mas quanto aos princípios “nunca. Muito obrigado, não iremos nisso! ”, exclama ele.

06/02/2017 15h47

Cuba pede fim de invasão norte-americana em Guantánamo

“Guantánamo ficou muito conhecida por sua prisão. Entretanto, dezenas de anos antes de sua criação, os Estados Unidos já ocupam o território cubano ilegalmente, como se fosse de seu próprio país”, a consulesa geral de Cuba, Nélida Hernández Carmona, durante a exibição do documentário Todo Guantánamo é Nosso (2016), do cineasta colombiano Hernando Calvo Ospina, sobre a invasão ilegal dos Estados Unidos, que acontece desde 1903.

03/02/2017 19h17

Os comunistas e a arte da tática – uma nota

É bem sabido que o grande Vladimir Lênin foi estudioso de Carl Clausewitz, um formidável discípulo moderno de Napoleão Bonaparte.

02/02/2017 19h15

O Bloco Operário e Camponês: os comunistas vão às urnas

Há 90 anos nascia o Bloco Operário, depois transformado em Bloco Operário e Camponês (BOC). Foi a primeira experiência eleitoral frentista levada a cabo pela esquerda brasileira.

Por Augusto Buonicore

A Minervino de Oliveira

02/02/2017 12h28

Rumos

O cientista político Mangabeira Unger disse, criticamente, em entrevista à BBC de Londres que o Brasil é hoje o País no mundo mais parecido com os Estados Unidos. Talvez tenha razão.

31/01/2017 11h52

A colonização do pensamento evidencia a subalternidade

Alguns episódios da política nacional impeliram-me a pensar mais sobre a colonização intelectual. E o faço a partir do dito por Karl Marx e Friedrich Engels em “A Ideologia Alemã” (1847): “Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa sociedade é também a potência dominante espiritual”.

30/01/2017 13h19

Centenário da Revolução: O momento é recuperar forças e vontades

Em ato realizado no último sábado (28) em Lisboa, o secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Jerónimo de Sousa, inaugurou o programa de atividades em razão do 100º aniversário da Revolução de Outubro e falou das dificuldades que a realidade atual no mundo capitalista se impõe, porém, o dirigente confia que o momento é de resistir, "de recuperação de energias, forças e vontades" dos sentem que "o capitalismo é a causa dos graves problemas e flagelos" que assolam os povos no mundo.

30/01/2017 8h48

Sandra Helena e Victor Marques: Militantes do comum, uni-vos

"Contra a tristeza de um mundo em decadência, enclausurado num eterno presente, devemos oferecer uma militância alegre, irreverente, criadora. Um comunismo desejante que abrace as lutas libertárias das mulheres, do povo negro, dos gays, da juventude insubmissa. Ser comunista hoje é construir o terreno comum onde as diversas lutas possam se potencializar, para criar o novo que sempre vem”.

Por *Sandra Helena de Souza e Victor Marques

26/01/2017 16h50

Achille Mbembe: “A era do humanismo está terminando”

“Outro longo e mortal jogo começou. O principal choque da primeira metade do século XXI não será entre religiões ou civilizações. Será entre a democracia liberal e o capitalismo neoliberal, entre o governo das finanças e o governo do povo, entre o humanismo e o niilismo”, escreve Achille Mbembe. E faz um alerta: “A crescente bifurcação entre a democracia e o capital é a nova ameaça para a civilização”.

21/01/2017 21h09

Lênin: suas ideias revolucionárias seguem vivas no século 21

Em 21 de jan de 1924 morria Vladimir Ilitch Uliánov, o lider comunista que dirigiu a revolucão russa e construiu o primeiro estado socialista da história. Morto aos 53 anos, Lênin deixou um legado que inspira revolucionários e ainda vive na teoria e na ação  de militantes do mundo inteiro. Em sua homenagem, o Portal Vermelho republica uma resolução do PCdoB por ocasião dos 90 anos de sua morte.