Resultado da busca por comunismo: foram encontradas 1723 ocorrências

23/11/2016 10h59

Uma (Des) Ordem Mundial

Em seu livro Ordem Mundial, Henry Kissinger descreve com erudição e detalhes o passado, vindo até os dias presentes, dos principais países e regiões do planeta. Para ele, nunca como na época atual houve tantas condições e recursos para se estabelecer uma ordem mundial cujo equilíbrio seja dado por uma balança de poder, já que a economia está globalizada e todos os países estão ligados pela comunicação instantânea.

Por Carlos Azevedo*

20/11/2016 9h18

Leonardo Mendes: Estamos todos loucos?

Tornou-se insalubre a convivência em sociedade, e o motivo é que cada um de nós está preso no próprio delírio, completamente incapaz de penetrar na maluquice do outro.

Por Leonardo Mendes*, no DCM

20/11/2016 8h07

Leônidas da Silva, o "Diamante Negro" comunista

Fosse hoje, com todo marketing que cerca qualquer jogador um pouco acima de média, Leônidas da Silva seria tido como um dos três maiores jogadores da história do futebol brasileiro. Certamente a grande maioria dos brasileiros jamais ouviu falar dele mas, de acordo com os que o viram jogar, está no nível de Pelé e Garrincha. O curioso é que Leônidas era muito simpático ao Partido Comunista do Brasil.

18/11/2016 18h24

Jandira Feghali: Insanos, não passarão!

A cena dantesca que percorreu computadores, celulares e televisões como vírus, de um grupo de extrema direita tomando o Plenário da Câmara dos Deputados, pareceu um mal-acabado filme de terror. É como se fosse um replay horripilante nos capítulos históricos pré-Ditadura, em que parte da classe média se insurgia contra ilusões vendidas a esmo pela mídia e a burguesia à época.

Por Jandira Feghali*

18/11/2016 17h43

A parceria de Engels e Marx na gênese do marxismo

Este artigo faz uma breve reflexão acerca das contribuições de Engels para a gênese do marxismo, evidenciando sua autonomia e originalidade de ações e ideias, bem como sua participação e influência na parceria com Marx e no movimento operário internacional. Também serão analisados os possíveis motivos que o levaram a ser significativamente esquecido nos espaços acadêmicos, políticos, culturais, sindicais, escolares, na literatura marxista e no imaginário popular.

Wallace Cabral Ribeiro

18/11/2016 11h28

Os assassinatos póstumos de Guilherme

Na última terça-feira, 15 de novembro, um estudante de 20 anos foi morto pelo próprio pai em Goiânia. Guilherme Silva Neto tinha 20 anos. O pai, Alexandre, cometeu suicídio após matar o filho.

17/11/2016 11h31

Altamiro Borges: Invasores fascistas da Câmara serão punidos?

O fato ocorrido nesta quarta-feira (16) em Brasília é gravíssimo. Um grupo de 50 fascistas, gritando o nome do seu herói, o “juiz” Sergio Moro, e rosnando pela volta da ditadura militar e contra o “comunismo no Brasil”, invadiu o plenário da Câmara Federal.

Por Altamiro Borges*, em seu blog

16/11/2016 17h42

Grupo invade plenário da Câmara para pedir intervenção militar

Como bem disse o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), o gênio do fascismo saiu da garrafa, “e agora não conseguem colocá-lo de volta”. Um grupo de cerca de 30 pessoas invadiu o plenário da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (16) e interrompeu o andamento de uma sessão. Gritando palavras de ordem pedindo intervenção militar, o grupo, que se dizia contra a corrupção, também pedia a presença do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que não apareceu, e exaltava o juiz Sérgio Moro.

09/11/2016 10h29

Rosemberg Cariry: Vivam os estudantes!

"Enquanto uma nova esquerda não se reinventa, os estudantes mantêm-se autônomos e são um alento. Trazem práticas solidárias e novas consciências para nos oferecer uma alternativa humanizada à estupidez mercantilista e bélica”.

Por *Rosemberg Cariry

08/11/2016 9h02

"Foi um erro acreditar que a Operação Mãos Limpas era a salvação"

Ex-juiz italiano Gherardo Colombo afirma: 'não alimentem falsas ilusões: nenhuma investigação judicial pode acabar por si só com a corrupção.'

Por Darío Pignotti, direto da Itália