Resultado da busca por comunismo: foram encontradas 1813 ocorrências

04/10/2017 9h39

Seis times de Sergipe se inspiraram na Revolução Russa de 1917

Em outubro de 1917, a Revolução Russa gerou o primeiro país integralmente socialista. Em todo o mundo, vários segmentos culturais e sociais tiveram influência desses pensamentos e o esporte não foi exceção. No futebol, nenhum estado no Brasil assumiu tantas características do socialismo quanto Sergipe. Seis equipes se destacaram sob vários aspectos: origens, perseguições, coincidências, etc.

03/10/2017 18h42

O filme O Jovem Marx e a desmistificação do diabo

Chega ao Brasil o tão esperado lançamento cinematográfico O Jovem Karl Marx (Le jeune Karl Marx), dirigido pelo haitiano Raoul Peck, co-escrito com o francês Pascal Bonitzer. Sua primeira exibição foi em fevereiro deste ano no 67º Berlin International Film Festival, e recebe suas primeiras críticas do colunista Peter Bradshaw do jornal britânico The Guardian, que avalia em quatro das cinco estrelas.

Por Renan Kell*

03/10/2017 9h56

Morre o marxista húngaro István Mészáros

István Mészáros nasceu no ano de 1930 em Budapeste, e morre com 87 anos, entre os mais importantes intelectuais marxistas do mundo, tendo uma vasta obra. Foi ganhador do prêmio Deutscher Memorial Prize em 1970, por A teoria da alienação em Marx, do título de Pesquisador Emérito da Academia de Ciências Cubana, em 2006, e do Premio Libertador al Piensamiento Crítico, em 2008 na Venezuela, por sua obra O desafio e o fardo do tempo histórico.

25/09/2017 16h10

MBL ataca jornalista por livro de Marighella em estante

O Movimento Brasil Livre segue atacando jornalistas em redes sociais. A vítima da vez é o jornalista Arthur Rodrigues, do jornal Folha de S. Paulo. O "crime" do repórter seria ter um livro sobre Carlos Marighella na estante de casa.

23/09/2017 11h50

A atualidade de Gramsci: hegemonia e luta de classes

No debate ocorrido em São Paulo, nesta quinta-feira (21), o estudioso de Antonio Gramsci, o filósofo italiano Gianni Fresu, mostrou como o pensamento daquele teórico, morto a exatos 80 anos, é a continuidade e avanço de temas importantes para Lênin, assim como permitem a compreensão da estratégia para o processo revolucionário, ainda que tantos esforços tenham sido feitos por setores à direita e à esquerda, para tornar o autor um mero reformista social-democrata.

20/09/2017 9h22

150 anos: obra "O capital" ainda traz luzes para o presente e o futuro

Ao completar 150 anos, o livro "O Capital", de Karl Marx, parece mais atual do que nunca. É neste contexto de dificuldade no plano mundial, e de um Brasil que vive uma de suas piores crises econômicas e política, que se insere o seminário "O Capital 150 anos", realizado em Porto Alegre.

Por Clomar Porto para o Portal Vermelho

10/09/2017 11h14

Revolução Russa reúne os maiores nomes em debate internacional em SP

Entre os dias 26 e 29 de setembro ocorrerá o Seminário Internacional 1917: o ano que abalou o mundo. Mais de trinta conferencistas, nacionais e estrangeiros, incluindo alguns dos maiores nomes das ciências humanas, debaterão a importância da Revolução Russa durante quatro dias de cursos, palestras, debates, filmes e lançamentos de livros, entre eles, Michael Lowy, Dominico Losurdo, Estebam Volkov, Antonio Negre, Miguel Vedda, Pierre Dardot Tamás Krausz, Tariq Ali e Wendy Godman.

09/09/2017 15h21

Onde está o busto de Lamarca?

 O ato final do ex-secretário de Meio Ambiente paulista foi sumir com uma estátua do guerrilheiro no Vale do Ribeira, esbravejando contra 'herói ideológico'.

01/09/2017 16h41

A Revolução também foi feminista

"Aleksandra Kollontai nos mostra, como têm mostrado desde então as mais afiadas críticas feministas, que as barreiras à emancipação das mulheres não existem a despeito do universo burguês de direitos e de valorização da individualidade, mas são conformadas por ele."

Por Flávia Biroli

27/08/2017 9h11

Dois Minutos de Ódio (ou o perigo de ignorar os ressentidos)

Com a crescente maré conservadora e autoritária global, ondas de ódio tem atingido a sociedade brasileira com frequência horrenda. Não levar seus impulsionadores a sério é um risco e não intervir pode ser um equívoco danoso, capaz de dar espaço à efervescência de discursos fascistas.

Por Pedro Carvalho Oliveira*, no Le Monde Brasil