Resultado da busca por comunismo: foram encontradas 1709 ocorrências

17/10/2016 11h32

Roma pede prisão perpétua de 27 ex-agentes de ditaduras no Cone Sul

Após 15 anos de investigação tentando encontrar culpados, fazer justiça e dar um nome aos carrascos, o Processo Condor, que tramita na justiça italiana, caminha para sua reta final. Na audiência que aconteceu nesta sexta-feira (14) o Ministério Público de Roma pediu a prisão perpétua de 27 ex-agentes de ditaduras da Bolívia, Chile, Peru e Uruguai acusados de sequestro e homicídio múltiplo agravado de 25 cidadãos italianos durante a Operação Condor.

Por Janaina Cesar

16/10/2016 15h59

Ramonet: a era das grandes turbulências

O Ocidente declina, mas os EUA conservam o poder militar decisivo. A crise do capitalismo arrasta-se, espalha insegurança, corroi a democracia. Onde encontrar a esperança?

Por Ignácio Ramonet*

16/10/2016 12h33

Em defesa da História: O marxismo e a agenda pós-moderna

Este artigo escrito pela historiadora Ellen Meiksins*, falecida em janeiro de 2016, ressalta que o chamado “pós-modernismo” – síntese de ceticismo epistemológico e derrotismo político – não deixa de apontar, embora de forma distorcida e inconsistente, questões e temas que merecem explicações adequadas por parte da crítica marxista e do materialismo histórico. 

13/10/2016 13h07

Uma reflexão sobre o golpe e a experiência histórica da China

O Brasil vive um dos períodos mais conturbados de sua história recente. Velhos fantasmas ameaçam sair de suas covas para perpetrar os horrores que julgávamos jamais ser possível presenciarmos de novo.

13/10/2016 11h24

A segunda fase do golpe e a divisão de campos entre direita e esquerda

Do regabofe organizado pelo presidente usurpador no último domingo (9), em que os convidados de honra eram os mais grotescos representantes da lupenburocracia partidária, formada pelo PSDB, PMDB, DEM, PSD, PPS, PSB e o denominado “centrão”, até o festival de horrores da sessão deliberativa do dia seguinte, comandada desde o Planalto pelo próprio Temer, o novo regime antipopular e reacionário vigente no Brasil deu início à segunda fase do golpe de Estado, reveladora de sua razão de ser.

10/10/2016 16h55

Eleições no Rio: Freixo promete processar Silas Malafaia  

Equipe jurídica do candidato do Psol à prefeitura do Rio de Janeiro irá acionar criminalmente o pastor após vídeos postados na internet que disseminam boatos sobre o político.

03/10/2016 13h12

"Só perdemos uma eleição", afirma Roberto Tardelli

Perdemos. Tomamos uma goleada. Perdemos com os votos dos mais ricos e dos mais pobres. Perdemos. Estamos com a cabeça inchada e ouvindo os rojões tucanos nos céus da cidade. Buzinaço tucano. Entrevista com o candidato tucano vencedor, ensaiando uma humildade que treinou no espelho.

Por Roberto Tardelli*, em sua página no Facebook

30/09/2016 12h47

Augusto Buonicore: 1947 e 2016, cassações contra a democracia

Estabeleceu-se um conluio entre os poderes executivo, legislativo e judiciário – com apoio da mídia e do empresariado – visando cassar o registro do Partido Comunista e colocá-lo novamente na ilegalidade. Para isso utilizaram-se dos mais variados meios. Os comícios passaram a ser duramente reprimidos, ocasionando prisões, feridos e até mortos.

Por Augusto C. Buonicore*, no site Grabois.org

27/09/2016 14h46

Silvio Luiz de Almeida: O marxismo de Angela Davis

"Atentar para a forma adquirida pelo racismo e pelo sexismo no interior do capitalismo permite ao marxismo não ser engolfado pelo idealismo ou por esquemas mecânicos que inviabilizam uma concepção verdadeiramente científica da sociedade." Por Silvio Luiz de Almeida.

20/09/2016 9h03

Bresser-Pereira: “Perdemos a ideia de nação”

Fundador do PSDB e ex-ministro de José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira mostra que o ódio da classe média às medidas para diminuir as desigualdades, somadas a erros do governo, levaram ao impeachment. Ele critica a atual política econômica, que nada faz para conter os juros e desvalorizar o câmbio, mas prevê uma ruptura entre Temer e o PSDB.

Por Mauricio Puls, do Brasileiros