Crise humanitária

O processo de acumulação, em escala sem precedentes, da concentração, centralização do capitalismo, cujas consequências surgem diante dos extraordinários movimentos financeiros, monetários, em nível planetário, tem em conta primordialmente o capital volátil, em um Mercado caracterizadamente parasitário, rentista.

Mesmo com o risco de uma observação empírica é possível assinalar que o processo estrutural da crise capitalista internacional atingiu uma nova e mais dramática etapa, onde vários fatores, políticos, econômicos, militares e sociais estão se somando de maneira muito perigosa.

A economia norte-americana, carro chefe de todo esse processo, esperava um balanço atual que indicasse crescimento em um mínimo de 1,0% mas apresenta índice pífio de 0,2% provocando fenômeno depressivo nos analistas do sistema.

A decadência da outrora poderosa economia dos Estados Unidos revelou-se durante a década de 1980 quando os sintomas de desindustrialização já eram evidentes.

Segundo o jornalista norte-americano George Packer em seu recente livro “Desagregação, por dentro de uma nova América”, o vale do Mahoning, região produtora de aço, sofreu uma brutal crise irreversível que também estendeu-se por outras regiões como Cleveland, Toledo, Akron, Syracuse, Pittsburgh, Bethlehem, Detroit, Flint, Milwaukee, Chicago, Gary, St. Louis etc.

Daí o apelido de “Cinturão da Ferrugem”, a “praga de centenas de milhares de desempregados do setor produtivo industrial”. A debacle financeira de 2008 acrescentou à decadência da economia dos EUA um novo, mais grave fator.

A atual sublevação popular em Baltimore, EUA, vista pela mídia de todo mundo noticiada como rebelião contra o racismo, que também é, trata-se de fenômeno social em virtude do desemprego massivo na América do Norte.

E, com a crise capitalista global surge o trágico êxodo, em virtude das agressões imperialistas na África, das incríveis, sucessivas ondas de refugiados e imigrantes que cruzam o Mediterrâneo rumo à Sicília, Itália, com a morte de milhares de pessoas pelo naufrágio na busca de trabalho numa Europa devastada pelo desemprego, a falência econômica, desorientação social no velho continente.

Assim a crise da Nova Ordem mundial neoliberal acrescenta ao seu legado danoso uma catástrofe humanitária sem precedentes.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor