PCdoB: a força de uma idéia

*

No dia 25 de março o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comemora 85 anos de existência, dos quais mais de 60 anos vividos na mais dura clandestinidade. É um tempo pequeno, especialmente se considerarmos que a humanidade já está organizada em sociedade há pelo menos 50 mil anos, durante os quais experimentou distintas formas de organização social e modos de produção.


 



Assim, o regime dos clãs, o escravagismo, o feudalismo e o capitalismo foram suplantados progressivamente, até se chegar as primeiras experiências socialistas na União Soviética, China, Cuba, Coréia do Norte e Vietnam, as quais sofrerão reveses e avanços até se consolidar e propiciar um novo ciclo em torno do comunismo.


 



Como se pode constatar, as transformações progressistas, revolucionárias, representam uma tendência natural, enquanto os retrocessos são casualidades. Os grupos reacionários não aceitam esta evolução e lutam para impedir qualquer mudança. Os progressistas compreendem e aceitam com naturalidade os avanços. E os revolucionários lutam para acelerar estas transformações.


 



É precisamente neste terceiro grupo que se encontram os comunistas do PCdoB com sua longa trajetória de luta, resistência e dedicação a causa popular. Do combate ao nazi-fascismo à resistência armada, passando por campanhas como o “petróleo é nosso” e “diretas já”, não há uma luta progressista relevante, no Brasil ou no mundo, que não tenha contado com o concurso direto dos comunistas.


 



Berthold Brecht dizia que há homens que lutam por um dia e são bons; outros lutam por muitos anos e são melhores ainda; mas há aqueles que lutam a vida inteira e estes são os imprescindíveis.


 



Os comunistas estão nesta categoria. Lutam a vida inteira por causas, não por coisas. Não apóiam ou combatem pessoas, mas sim as suas idéias.
É a este grupo de homens e mulheres que hoje rendo minhas homenagens.


 

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor