E os amigos de Aécio?

Para as elites que assassinaram Tiradentes não bastou enforcá-lo em praça pública e esquartejar o seu corpo após a leitura de uma sentença “midiática” que se arrastou por dezoito horas. Era preciso também aniquilar o seu exemplo e difamar sua memória.

Dessa forma, na própria certidão de sua sentença, lavrada com seu próprio sangue, foram declarados infames os seus descendentes e ordenado que se lançasse sal sobre os escombros de sua casa, para que nada ali germinasse mais.

Lula não é um inconfidente. Mas tal como Tiradentes sempre incomodou as elites e os poderosos. Um retirante nordestino que ousou a ser Presidente da República e, mesmo não desafiando a “derrama” do sistema financeiro internacional, foi capaz de promover a ascensão de dezenas de milhões de brasileiros para fora da linha da miséria ou da pobreza.

Não podendo aniquilá-lo fisicamente como fizeram na ditadura militar a tantos democratas, recorrem ao histórico método de difamação e calúnia contra sua pessoa e a todos aqueles que o cercam ou tenha algum tipo de relação, mesmo que muito distante.

A cada nome que surge na operação Lava Jato, a grande imprensa tenta vinculá-lo a Lula. O termo “amigo” é usado a torto e a direito. Seria Tomás Antonio Gonzaga amigo de Tiradentes? O que importa é que ideologicamente ele foi um apoiador da Inconfidência. A análise, que deveria ser política, passa para o campo pessoal.

A bola da vez é um empresário de sobrenome Bumlai. Basta ter participado de um churrasco ou viajado juntos para serem considerados amigos. Esse foi o pecado capital de Bumlai: ser “amigo” de Lula. Fosse amigo de Aécio, FHC ou qualquer outro tucano, estaria fora dos holofotes.

Tão fora dos noticiários como Lu Alckmin que viajou mais de jatos e helicópteros do governo de São Paulo que todos os secretários de seu marido, Geraldo Alckmin. Imaginem se fosse Dona Mariza, esposa de Lula.

Mas e os amigos de Aécio? Por que nunca aparece nos jornalões uma manchete do tipo: “Amigo de Aécio, que pagou sua lua de mel nos EUA, foi preso na Lava Jato”? Ahhh. André Esteves, através do Banco BTG-Pactual, só pagou as passagens aéreas por uma mera cortesia.

E que tal aquele amigo cujo helicóptero foi usado para transportar meia tonelada de cocaína? E o amigão de partido pelo mesmo estado de Minas, Eduardo Azeredo, condenado pelo mensalão tucano? Pobre Aécio, um sujeito sem amigos.

Para essa gente, os amigos de verdade são os Silvérios dos Reis, que mesmo fazendo parte do movimento dos inconfidentes entregou os outros “amigos” na delação premiada da época. Em troca teve suas dívidas perdoadas pela Coroa.

Enquanto isso, a mídia privada brasileira segue em sua jornada de enforcar Lula e, enquanto não consegue, trata de jogar sal em sua obra para que dela nada mais brote ou consiga germinar. Fracassarão outra vez.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor