Pausa para o Carnaval

O que faz esse país ser tão extraordinário é a sua enorme diversidade, tanto no aspecto econômico, social, político e cultural.

É um país que combina uma das mais ricas biodiversidades do planeta com enormes planícies minerais, cinco extraordinárias regiões complementares e intensa manifestações culturais tão intensas quanto particularista.

Além do futebol – uma espécie de unidade nacional – esse país continente organiza gigantescas manifestações religiosas, espetáculos grandiosos de músicas típicas de cada região, dentre as quais a mais destacada, exuberante, e mundialmente badalada: o carnaval.

E é a esse espetáculo grandioso, organizado pela paixão e inventividade popular, que rendemos as nossas homenagens.

Um país de dimensões continentais, com mais de 200 milhões de pessoas, com uma economia extremamente diversificada e situada entre as 10 maiores do mundo, simplesmente para por 4 dias (oficialmente) para celebrar o carnaval.

Milhares de blocos, escolas, foliões, etc., ocupam ruas, quadras, passarelas, nos mais distintos locais, para desfilarem, correr atrás de trios elétricos, esbanjarem-se no frevo, ou simplesmente se fantasiar, com a criatividade própria do povo brasileiro, para "esquecer os problemas cotidianos e celebrar a festa das festas".

Considerada pelo clero, até então, uma festa pagã, o carnaval era visto com ressalvas pela estrutura oficial da igreja católica e, naturalmente, das demais denominações religiosas cristãs.

Assim, foi com enorme alegria que assistimos a igreja católica se reconciliar com essa festa popular, expresso na "parceria" do tema da Escola de Samba Unidos de Vila Maria, de São Paulo, e com a presença de ninguém menos do que o Arcebispo de Manaus, Don Sergio Castriani, abrindo o desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida, de Manaus.

Parabéns ao samba, parabéns a igreja católica!

Por isso, por tudo isso, uma pausa para o carnaval.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor