Elder Vieira

Escritor, servidor público, militante do PCdoB desde 1983

13/11/2017 9h45

A Coluna D’Ávila e a marcha para unir o Brasil

Os comunistas não esperaram seu Congresso Nacional, que se realiza agora, de 17 a 19 de novembro: já anunciaram Manuela D’Ávila como sua pré-candidata à Presidência da República.

27/10/2017 12h45

O Guerrilheiro da Esperança

(canto de afeto e saudades a Paulinho Fonteles)

25/09/2017 10h55

A danada da luta de classes

Há quem não bote fé em sua existência. Há quem, embora a saiba existente, a negue – faz que não vê, tenta não pensar no assunto, não lhe dá trela para que não se faça de importante. Há quem busque combatê-la com apelos à nossa condição humana; a sentimentos caridosos e cristãos. 

24/08/2017 14h28

Enquanto as caravanas passam...

 Nos anos 80, enquanto trabalhadores de diferentes tendências políticas laboravam por construir uma central unitária, o PT reuniu sua tropa e fundou uma central só para eles e a chamou de central única. Uma confederação de tendências, agrupadas em partido político, racha assim, em nome de seus interesses particulares (travestidos em interesses de classe), o movimento sindical, que de muita unidade precisava para enfrentar a Ditadura em seus estertores e o que viria adiante.

15/08/2017 16h03

 A Cabana Pousada – Capítulo 4

O galpão dos pescadores estava repleto. Nunca antes na história da Vila tantos moradores participaram assim de uma reunião comunitária. Até os mais céticos dessas coisas de auto-organização popular para determinado fim de melhoria ou mudança lá estavam para tratar do assunto momentoso: a cabana, pousada, primeiro na areia, depois no rochedo, agora...

07/08/2017 9h26

Temer treme mas não cai

É isso, caros amantes do esporte: o resultado da última peleja entre o Clube Desportivo Tiradentes e o Silvério dos Reis Football Club é: Temer, apesar dos sobejos indícios, das gravações, das fotos, da carne fraca, ficou.

31/07/2017 9h44

A Cabana Pousada – Capítulo 3

- Ti’ Bugue! Ó pr’aquilo!

- Eita! Outra?!

O menino apontava para o promontório. Em seu extremo, desafiando o mar, uma cabana.

- Ti’ Bugue! Ô, Ti’Bugue!

25/07/2017 10h32

Hegemonismo não rima com Frente Ampla

Sexta que passou, postei em meu perfil no 'facebook' uma crítica ao hegemonismo e seus efeitos deletérios nas relações entre forças políticas que atuam em aliança ou em frente. A postagem refere-se a ato realizado em São Paulo, cuja chamada era "Dia de Mobilização em Defesa da Democracia, do Lula, contra as Reformas".

14/07/2017 16h36

A Cabana Pousada - Capítulo 2

A cabana dominava o mar de dunas. Amanheceu como que pousada no deserto de areia que se estendia para além dos limites da vila. Quem primeiro a viu foi um menino, ajudante de Tio Bugue, sujeito que alugava, nas temporadas de turistas, veículos para passeios radicais.

08/07/2017 8h07

Pragmatismo, doença senil do comunismo 

Sexta retrasada, mencionando uma aula sobre tática e estratégica que ministrara, esse pobre teclador fez figurar neste Portal Vermelho um artigo de alerta contra o purismo, expressão do esquerdismo, virose pueril que não raro acomete novos e velhos combatentes das mais nobres causas. Judiei de leitores e leitoras tentando demonstrar, ao refletir sobre o conceito de 'campo político', como essa enfermidade compromete, tanto os interesses futuros, como a tática imediata dos trabalhadores em sua luta contra o capital, bem como sua independência em face de outras forças políticas em contenda.

Páginas:     12