Maria Valéria Duarte de Souza

Graduada em Serviço Social, com especialização em Planejamento e Gestão e mestrado em sociologia, e militante do PCdoB no Distrito Federal

06/02/2018 10h12

Para os donos do dinheiro, a democracia é um obstáculo

Um dos traços marcantes do atual momento social e político e que tem sido objeto de preocupação em vários países é o ressurgimento da chamada ultra-direita. Basta um breve olhar sobre o cenário nacional e internacional e poderemos constatar a ascensão de indivíduos e grupos que vociferam o ideário conservador e, em alguns casos, de caráter abertamente proto-fascista.

23/01/2018 9h57

A judicialização da política e o declínio da soberania popular

Às vésperas do julgamento do recurso contra a condenação que o ex-presidente Lula recebeu em primeira instância, a sociedade brasileira talvez ainda não se tenha dado conta da gravidade que este fato representa em termos de ameaça à democracia. Isto porque sendo aparentemente um rito jurídico, esconde a danosa substituição da vida política pelo espaço restrito das decisões judiciais.

08/01/2018 10h44

Humanismo radical

Na medida em que o capitalismo avança em suas contradições, utiliza como um dos recursos para manter inalteradas suas condições de reprodução, a ampliação da barbárie sobre pessoas, povos e nações.

27/12/2017 10h23

A docência no ensino superior privado em tempos de ataque aos direitos

Fim de ano, tempo de festas e comemorações. Certamente nada terão a comemorar professores e professoras “desligados” das várias Instituições de Ensino Superior (IES) privadas espalhadas pelo país.

11/12/2017 10h47

Uma feitoria, de mentalidade escravocrata e colonialista.

É consenso entre estudiosos da nossa realidade que o Brasil não é um país pobre, mas um país desigual, profundamente desigual. Uma desigualdade que está explicitada cotidianamente nas ruas, e comprovada em números nas pesquisas que falam de uma ínfima parcela composta por 1% de super ricos e que concentra cerca de 50 % da riqueza socialmente produzida no país.

28/11/2017 10h20

O Malleus Maleficarum e o parlamento brasileiro

Quando imaginávamos já ter visto tudo o que era possível no verdadeiro circo de horrores em que se transformou o parlamento brasileiro (com as honrosas e combativas exceções), eis que 18 deputados encarregam-se de definitivamente deixar claro que, entre as já conhecidas e pouco abonadoras características da maioria dos membros daquelas casas está também a misoginia.

13/11/2017 10h02

Nós, comunistas

O Partido Comunista do Brasil realizará nos próximos dias o seu 14º Congresso. Um Congresso que, pelo fato de ser realizado já é em si mesmo, vitorioso diante das enormes dificuldades, não só de natureza material considerando os custos e os esforços envolvidos, mas também a conjuntura política adversa em que é realizado.

30/10/2017 12h38

 O legado de Nísia Floresta Brasileira Augusta

No início deste ano de 2017, a cidade de Nísia Floresta, localizada no Rio Grande do Norte , tornou-se nacionalmente conhecida devido a rebelião no presídio de Alcaçuz ali localizado. O que quase ninguém sabia, pelo menos, fora das fronteiras potiguares, é que o nome da cidade é uma homenagem aquela que é considerada a primeira feminista do Brasil.

Páginas:     1