Jaime Sautchuk

Trabalhou nos principais órgãos da imprensa, Estado de SP, Globo, Folha de S.Paulo e Veja. E na imprensa de resistência, Opinião e Movimento. Atuou na BBC de Londres, dirigiu duas emissoras da RBS.

08/11/2017 8h57

Zumbi vive

Há 322 anos, em 20 de novembro de 1695, morria Zumbi dos Palmares, encerrando mais de um século de resistência naquele que foi o maior quilombo da história do Brasil. Ele morreu na guerra contra a escravidão, hoje extinta, mas a luta contra a desigualdade ainda se faz necessária.

31/10/2017 10h09

Escravistas enrustidos

Em pleno século XXI, os ruralistas, atuais senhores da casa-grande, são agraciados com uma portaria do Ministério do Trabalho que já seria mal recebida pela sociedade há cem anos, ainda na época da escravatura legal e aberta no Brasil.

04/10/2017 10h15

Respingos da chuva

As primeiras chuvas, depois de prolongada estiagem em boa parte do Brasil, trouxeram alegria, encantamento e alívio. É incomparável a sensação agradável da água caindo de novo, especialmente após mais de 120 dias de sequeiro.

27/09/2017 14h10

O terror religioso

Adotar uma crença religiosa é um direito assegurado a todo cidadão brasileiro pela Constituição Federal. No entanto, essa escolha deveria ser de cada um, em sã consciência, quando em idade apropriada, não por indução de qualquer mecanismo, como a imposição familiar ou o ensino religioso nas escolas.

20/09/2017 9h15

Temer mente até na ONU

O discurso do presidente golpista Michel Temer na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (EUA) a 19 de setembro, além de bem fraco, foi bastante falso. Uma salada de invencionices pra chinês ver, sem entusiasmo, envergonhado, como menino que mente.

14/09/2017 10h08

O direito de ser pequeno

Com o neoliberalismo de novo no poder, volta à moda o conceito de que ser capitalista é que bom, e que ser grande capitalista é o que vale, pois o pequeno não interessa. Nos órgãos públicos federais, sumiram as possibilidades de apoio ao pequeno dono de negócios, seja ele agricultor, comerciante, o que quer que seja.

06/09/2017 10h20

Solano López, o louco

Quando jovem, eu costumava me referir a Francisco Solano López como “louco” ou “doido varrido”, e por isso muita gente me olhava meio enviesado. No período da ditadura, então, criticar de forma tão severa o caudilho guarani parecia uma defesa dos militares brasileiros, que estavam no poder pela força.

30/08/2017 9h38

Novo ciclo do ouro

 Com a medida do golpista Michel Temer extinguindo a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), no Amapá e Pará, fica aberto um novo Ciclo do Ouro no Brasil. Naquela área está uma das grandes reservas do precioso metal que se tem notícia no mundo, que agora será entregue de mãos beijadas a potentes grupos mineradores aliados da quadrilha que tomou conta do poder no país.

23/08/2017 10h39

Deserto de abelhas

Em todos os biomas existentes no Brasil, o desmatamento tem crescido exponencialmente nos últimos anos, com destaque ao Cerrado e à Amazônia. O despencar da madeira, por mais ruidoso que seja, no entanto, não é o principal estrago que está sendo feito. Junto, desaparece toda vida silvestre, inclusive sua fauna, muitas vezes invisível – e aí é que o bicho pega.

16/08/2017 9h09

Estilhaços Amazônicos

Pode estar muito próxima outra guerra imperialista em floresta tropical, como no Vietnã, só que agora com inevitáveis estilhaços no Brasil. É o que irá ocorrer caso Donald Trump resolva mesmo invadir a Venezuela – uma guerra em plena Amazônia, na fronteira brasileira com o vizinho país, portanto.

Páginas:     12345próximaúltima