Jaime Sautchuk

Trabalhou nos principais órgãos da imprensa, Estado de SP, Globo, Folha de S.Paulo e Veja. E na imprensa de resistência, Opinião e Movimento. Atuou na BBC de Londres, dirigiu duas emissoras da RBS.

14/02/2018 9h14

Carnaval sem partido

Após o retumbante sucesso da escola Paraiso do Tuiuti, no primeiro grupo do Carnaval carioca, coxinhas incomodados aparecem com ideias brilhantes. Defendem algum tipo de censura camuflada, desses muito em uso em nossos dias, que tente calar o bico dos sambistas.

07/02/2018 9h38

Um bispo de luta

Quando o padre Pedro Maria Casaldáliga Plá, nome que adotou no Brasil, chegou às margens do rio Araguaia, em 30 de junho de 1968, ele não tinha ideia de tudo o que o esperava naquele mundo diferente. Cinco décadas se passaram desde então, uma jornada de muita luta em favor dos mais fracos.

31/01/2018 9h44

Juízes sem moral

Tenho vários amigos em postos bem situados do Judiciário, entre os quais juízes e promotores. Eles próprios concordam, porém, em que a Justiça e o Ministério Público da Pindorama estão salpicados de carreiristas interesseiros, “gente que não presta”, no dizer popular. Muito diferentes do que se espera de quem usa a respeitável toga.

24/01/2018 8h45

A força das ruas

As manifestações de rua têm comprovado, nos últimos anos, que ainda são uma (ou a mais) eficiente forma de expressão da vontade popular. Governantes de todos os patamares, em todo o mundo, quase sempre aliados ao poder econômico, podem temer a mídia e os adversários políticos, mas são as vozes que vêm das praças e avenidas que falam mais alto, provocam calafrios.

10/01/2018 9h20

Os donos do vento

O Brasil tem sido benevolente na cobrança de royalties pela exploração de minérios e outros recursos naturais de inestimável valor, inclusive a madeira da Amazônia. No entanto, agora surgiu a ideia de cobrança pelo vento usado na movimentação das hélices nas torres que produzem energia eólica.

03/01/2018 7h09

Governo quer escola do silêncio

Tenhamos a certeza de que o propósito de implantar a Escola sem Partido continua vivo, apesar do governo golpista ter simulado seu abandono. Ela está na ideia de uma educação voltada à formação técnica específica, geradora de mão-de-obra, evitando os conteúdos humanistas e o pensamento crítico, formadores de cidadãos.

27/12/2017 10h20

Venda da Embraer desagrada

A nova temporada de liquidações de patrimônio público promovida pela quadrilha que arrebata o poder prenuncia um voo de baixa visibilidade e mais dificuldades do que os vendilhões imaginam. Na maioria, os brasileiros de todas as colorações partidárias são contra as privatizações, fato confirmado por pesquisa do Datafolha desta semana.

20/12/2017 8h35

Cerco a Lula lembra JK

No regime militar, quando o general-presidente Ernesto Geisel anunciou que iria fazer “abertura lenta, gradual e segura”, ele queria dizer que poderia haver democracia, mas não tanto. Era preciso evitar, por exemplo, que lideranças democráticas ressurgissem com força. A lupa estava em Juscelino Kubitschek, que passou a ser ainda mais cercado, até sua morte, em agosto de 1976.

06/12/2017 10h16

Ruralistas, os papa-rios

O senador Ronaldo, neto do coronel Totó Caiado, reclama, em artigo na Folha de S.Paulo, do que ele chama de vitimização dos ruralistas brasileiros. Os pobres coitados, segundo ele, são injustamente acusados de irresponsabilidade ambiental e da prática de trabalho semiescravo.

29/11/2017 10h18

Legado de Chico Mendes

Se Chico Mendes ainda estivesse entre nós, teria escapado da morte muitas vezes, mas por certo iria morrer agora, de desgosto, só de ver o que estão fazendo com a floresta que ele tanto defendeu. Há 29 anos, quase Natal de 1988, balas certeiras de ruralistas tiraram sua vida, mas ainda hoje reverberam mundo afora, em sinal de alerta.

Páginas:     12345próximaúltima