Jaime Sautchuk

Trabalhou nos principais órgãos da imprensa, Estado de SP, Globo, Folha de S.Paulo e Veja. E na imprensa de resistência, Opinião e Movimento. Atuou na BBC de Londres, dirigiu duas emissoras da RBS.

11/07/2017 10h54

Os babacas da internet

Todas cidades ou mesmo pequenas vilas têm pelo menos um bobo (na minha infância era uma boba), que vagueia pelas ruas fazendo discursos nas portas de botecos, vendas, residências ou nas esquinas que houver. Fala o que lhe vier à cabeça, sem censura, pois ninguém presta atenção naquelas bobagens.

05/07/2017 8h45

Tarifa zero

 A tarifa zero no transporte público é algo mais simples do que se imagina e está ao alcance de qualquer governo. Mesmo nas mãos de concessionárias privadas, os custos desse serviço em todo o país são bancados pelos passageiros e pelo erário – os empresários ficam apenas com os lucros, que são sempre robustos.

28/06/2017 12h51

 Axé, deputado

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), autocandidato a presidente da República, voltou a atacar o estado laico, com o ódio e sectarismo que lhe são peculiares. Ele disse que, em sua opinião, a maioria do povo brasileiro é cristã e que “os incomodados que se retirem”.

21/06/2017 8h27

A marcha ré dos EUA 

O presidente Donald Trump deu marcha a ré em tudo o que vinha sendo feito pelo seu antecessor, Barack Obama, nas relações dos Estados Unidos com Cuba. Já era pouco, embora com clareza, num bom caminho.

14/06/2017 13h27

Tatuagem na alma

Chamou atenção do Brasil e do mundo todo o caso do adolescente tatuado na testa por dois facínoras comuns, desprovidos de cargos públicos ou de qualquer autoridade. Apenas acham que fazer justiça é isso, talvez por não verem Justiça neste país. Ou porque veem na TV como são tratados os adolescentes e adultos, homens e mulheres, das cracolândias da capital paulista.

08/06/2017 7h12

 Freio na modernidade

O capitalismo, em tese, é perverso por natureza, representando a exploração do homem pelo homem, e pronto. Na prática, porém, por força das lutas populares, regimes capitalistas adotam políticas de caráter social, em maior ou menor escala, e por isso, como dizia Antônio Cândido, têm seu lado socialista.

30/05/2017 9h00

Governo libera desmatamento

Medidas recentes do Governo Federal, muitas das quais corroboradas pelo Congresso Nacional, escancaram as portas da Amazônia ao desmatamento da floresta que ainda resta. São ações de diversos tipos, apresentadas de formas diferenciadas, da agropecuária à mineração e aproveitamento de recursos hídricos, que levam à derrubada de extensas áreas e facilitam o transporte da madeira retirada.

18/04/2017 10h36

Mainardi é bom começo 

Quando vi na TV a história daquele rapaz de Rio Branco que pensa ser Giordano Bruno e sumiu nos confins do Acre após decorar seu quarto com textos cifrados, eu não tive dúvidas sobre seu paradeiro. A começar pelo fato de que as plagas que Plácido de Castro forçou o Brasil a comprar da Bolívia parecem ser pouco apropriadas a um ser desse tipo.

03/04/2017 10h22

Folha propõe o que não faz 

O jornal Folha de S.Paulo, apontado como o maior do País, está realizando nova reforma editorial e divulgou no final de março um projeto destinado a informar seu público sobre sua proposta. Não tem grandes novidades, mas propõe um jornalismo bem diferente daquele que pratica.

17/03/2017 13h17

A praga dos transgênicos

O uso generalizado de sementes geneticamente modificadas, especialmente de soja e milho, está provocando nova mutação perversa, dentre as tantas já comprovadas. As lavouras desses dois produtos, que se revezam nas mesmas áreas de plantio, estão virando pragas delas mesmas, em quase todo o território nacional.

Páginas:     12345próximaúltima