Jaime Sautchuk

Trabalhou nos principais órgãos da imprensa, Estado de SP, Globo, Folha de S.Paulo e Veja. E na imprensa de resistência, Opinião e Movimento. Atuou na BBC de Londres, dirigiu duas emissoras da RBS.

20/09/2017 9h15

Temer mente até na ONU

O discurso do presidente golpista Michel Temer na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (EUA) a 19 de setembro, além de bem fraco, foi bastante falso. Uma salada de invencionices pra chinês ver, sem entusiasmo, envergonhado, como menino que mente.

14/09/2017 10h08

O direito de ser pequeno

Com o neoliberalismo de novo no poder, volta à moda o conceito de que ser capitalista é que bom, e que ser grande capitalista é o que vale, pois o pequeno não interessa. Nos órgãos públicos federais, sumiram as possibilidades de apoio ao pequeno dono de negócios, seja ele agricultor, comerciante, o que quer que seja.

06/09/2017 10h20

Solano López, o louco

Quando jovem, eu costumava me referir a Francisco Solano López como “louco” ou “doido varrido”, e por isso muita gente me olhava meio enviesado. No período da ditadura, então, criticar de forma tão severa o caudilho guarani parecia uma defesa dos militares brasileiros, que estavam no poder pela força.

30/08/2017 9h38

Novo ciclo do ouro

 Com a medida do golpista Michel Temer extinguindo a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), no Amapá e Pará, fica aberto um novo Ciclo do Ouro no Brasil. Naquela área está uma das grandes reservas do precioso metal que se tem notícia no mundo, que agora será entregue de mãos beijadas a potentes grupos mineradores aliados da quadrilha que tomou conta do poder no país.

23/08/2017 10h39

Deserto de abelhas

Em todos os biomas existentes no Brasil, o desmatamento tem crescido exponencialmente nos últimos anos, com destaque ao Cerrado e à Amazônia. O despencar da madeira, por mais ruidoso que seja, no entanto, não é o principal estrago que está sendo feito. Junto, desaparece toda vida silvestre, inclusive sua fauna, muitas vezes invisível – e aí é que o bicho pega.

16/08/2017 9h09

Estilhaços Amazônicos

Pode estar muito próxima outra guerra imperialista em floresta tropical, como no Vietnã, só que agora com inevitáveis estilhaços no Brasil. É o que irá ocorrer caso Donald Trump resolva mesmo invadir a Venezuela – uma guerra em plena Amazônia, na fronteira brasileira com o vizinho país, portanto.

09/08/2017 9h35

Nossa cultura vive

O povo brasileiro parece estar se acostumando a pirotecnias, ilusionismos e outras artes em largo uso nas esferas do poder. Ao mesmo tempo, muitas e muitas pessoas, ainda que insatisfeitas, ao acordarem todos os dias simulam incapacidade de gritar, falar ou mesmo se mover, como que asfixiadas por algum personagem do nosso folclore.

02/08/2017 9h15

Duas Venezuelas

Já estive muitas vezes na Venezuela e posso dizer que conheço bem o país inteiro, mais o interior que a capital, Caracas. E posso dizer, de igual modo, que conheço duas Venezuelas – uma anterior, outra posterior à chegada de Hugo Chaves ao poder, em 1999, com a Revolução Bolivariana.

26/07/2017 9h24

Ciência pra quê?

Por diversos caminhos, governo golpista empoleirado no poder tem colocado freios nos recursos destinados às ciências no Brasil, alegando necessidade de corte nos gastos públicos. Comprova, assim, que o desenvolvimento científico é inimigo do obscurantismo.

11/07/2017 10h54

Os babacas da internet

Todas cidades ou mesmo pequenas vilas têm pelo menos um bobo (na minha infância era uma boba), que vagueia pelas ruas fazendo discursos nas portas de botecos, vendas, residências ou nas esquinas que houver. Fala o que lhe vier à cabeça, sem censura, pois ninguém presta atenção naquelas bobagens.

Páginas:     12345próximaúltima