Urariano Mota

Jornalista do Recife. Autor dos romances “Soledad no Recife”, “O filho renegado de Deus” e “A mais longa juventude”.

22/09/2017 9h20

Vargas não é um boi

Ele sabe com a consciência mais desperta que vive as suas ultimas horas. Diferente do jovem em Olinda, ele pode fugir antes dos tiros, evadir-se, para assim impedir que o seu corpo inche, se alargue a tal ponto que não entre em um caixão. E por que não o faz?

15/09/2017 10h18

Trecho do romance “A mais longa duração da juventude”

Selene fumava. E punha os desavisados nos eixos.

- Eu sou subversiva! Podem dizer.

Célio a advertia:

- Cuidado com o que fala.

11/09/2017 9h56

Primo Levi comenta depoimento de Palocci

É isto um homem?

05/09/2017 12h17

A Batalha da Rússia

The Battle of Russia é o episódio de maior impacto da extraordinária série documental denominada Why We Fight

Vi ontem no Netflix. È de emocionar a luta heróica do Exército Vermelho, do povo soviético, ao vencer e destruir a máquina de guerra nazista. O documentário deixa também muitas lições históricas. Entre elas, a de que houve um tempo em que o Estado soviético foi O aliado, o mais forte e decisivo, para a derrota do nazismo.Copio de pesquisa na internet.

01/09/2017 11h52

José Carlos Ruy apresenta A Mais Longa Duração da Juventude

Para quem conhece a militância política de José Carlos Ruy, ele não precisa de apresentação. Mas para quem não o conhece, posso falar do pouco que eu conheço. A primeira vez em que soube do seu nome, ele era editor de Cultura do Portal Vermelho. Depois, nos conhecemos um pouco mais no Alto da Sé, em Olinda, onde uma cachacinha acompanhou a nossa conversa, eu, ele e o escritor Marco Albertim. A saudade é tão grande daquela noite, que nem é bom falar.

28/08/2017 16h25

Reginaldo Rossi, o rei dos sem rei 

A Lei proposta pelo deputado eatadual Edilson Silva pôs o brega como bem cultural de Pernambuco. Mas não há um só brega, há gêneros de brega. E como prova, recupero do Dicionário Amoroso do Recife esta homenagem.

23/08/2017 9h13

Lula e a esperança

A maior liderança popular do Brasil – mais de um brasileiro diria que de toda América Latina, e mais de um latino diria que de todas Américas, e mais de um pernambucano diria que de todo o mundo -, ou em resumo com modéstia, o ex e futuro presidente Lula está de volta ao Recife. De volta, é só um modo de dizer. Ninguém reencontra o mesmo rio, mas me refiro a outro sentido também.

18/08/2017 12h30

Quanta paixão existe na alma revolucionária 

Permitam a republicação em minha coluna do lindo texto de Memélia Moreira sobre o romance "A Mais Longa Duração da Juventude":

11/08/2017 10h56

Por que ocupam a Câmara Municipal de São Paulo?

Falam as notícias desta sexta-feira:

04/08/2017 11h07

Temer, novo palavrão da língua

Bem sei que a pesquisa no Google não é bom método de ciência. Por experiência sei que esse buscador reflete o que é notícia na imprensa e na rede. Mas sei que ainda assim, mesmo sem espelhar um método científico, todos nos aproximamos dele como um dos indicadores de pesquisa, para filtrar suas informações com melhor crítica e peso. Por isso ao google recorremos. E no caso do Temer palavrão, o que encontramos tem sabor de uma descoberta.

Páginas:     12345678910