Sem categoria

11 estados realizam etapas do Congresso da Ubes nesta semana

O Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) é antecedido por etapas em todos os estados da federação, em que as pautas locais são debatidas e os delegados à etapa nacional são definidos. As 11 etapas iniciais ocorrem neste final de semana e as demais etapas estaduais ocorrem em novembro. Neste sábado e domingo (31/10 e 1/11), secundaristas de 11 estados vão eleger seus representantes para a etapa nacional, que ocorrerá em Belo Hoprizonte (MG) no mês de dezembro.

As 11 Etapas Estaduais do 38º Congresso Nacional da Ubes acontecem nos seguintes estados: Amapá, Amazonas, Acre, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Maranhão e Paraíba.

A partir do 38º Congresso, as votações para a Etapa Nacional são feitas em urna e através de chapas. As 11 etapas estaduais já mobilizaram mais de 1,2 milhões de estudantes através de eleições diretas nas escolas, garantindo grande participação dos secundaristas. Nos outros estados as etapas ocorrem em novembro. Segundo Osvaldo Lemos, coordenador da Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização (CNECO), “a vasta participação dos estudantes através dos grêmios ou comissões é muito positiva. A construção das 11 primeiras etapas demonstra o quanto o 38º Congresso da Ubes está politizado e organizado, retomando e fortalecendo a rede do movimento estudantil no Brasil”.

A Etapa Final do 38º Congresso da UBES acontecerá na capital mineira entre 10 e 13 de dezembro. Estão previstos no evento muitos debates sobre temas cruciais para o movimento estudantil, como a aplicação dos recursos do Pré-Sal na Educação, o atual formato do vestibular, entre outros pontos que circundam o universo do estudante secundarista e dos cidadãos brasileiros.

“O 38º CONUBES é um momento muito rico para a entidade, em que estamos debatendo os rumos do movimento estudantil. Na Etapa Nacional serão discutidas as lutas por mudanças na educação, com foco na construção de um Brasil desenvolvido e soberano”, brada Ismael Cardoso, presidente da Ubes.

Serviço:
38º Congresso da Ubes – Etapa Nacional
Data: 10 a 13 de dezembro 2009
Local: UFMG – Belo Horizonte – MG
Regimento, ata e outras informações: www.ubes.org.br