Sem categoria

Dia do Trabalhador: Lula fala à nação e exalta a riqueza do povo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, na noite desta quinta-feira (29), o momento de retomada de emprego e os avanços sociais que o Brasil viveu nos últimos anos. No último de seus pronunciamentos à nação em cadeia nacional de rádio e TV, Lula lembrou comemorou com a população o Dia do Trabalhador — que ocorre neste sábado, 1º de maio.

Para ele, o atual modelo de governar está “apenas começando” e deve continuar, seja qual for o resultado das eleições presidenciais de outubro. “Algo me diz, fortemente, em meu coração, que este modelo vai prosperar. Sabe por quê? Porque este modelo não me pertence — pertence a vocês, pertence ao povo brasileiro. Que saberá defendê-lo e aprofundá-lo, com trabalho honesto e decisões corretas”, disse Lula.

Lula afirmou que o Brasil está vivendo uma era de firme retomada do crescimento econômico e tem condições de crescer a taxas robustas, na casa dos 5% ao ano, e tornar-se uma das maiores economias do mundo. “Posso dizer, com orgulho, que o Brasil deixou para trás as décadas de estagnação. Nem a crise financeira internacional, a mais grave das últimas décadas, foi capaz de nos deter.”

No pronunciamento em celebração ao 1º de Maio, Lula afirmou que a taxa de desocupação caiu de 12,3% em 2003 para atuais os 7,2%. O Brasil tem criado empregos melhores e com melhores salários. Lula citou dados de fevereiro passado, quando 50,7% dos trabalhadores tinham carteira assinada. Em 2003, a proporção era de 43,5%. Em relação ao salário mínimo, o presidente afirmou que, ao longo de seu governo, houve um aumento real de 74%.

Segundo ele, o Brasil não tem limites para crescer. Nos últimos anos, observou, o povo brasileiro aprendeu a confiar em si e a não dar ouvidos “aos derrotistas e à turma do contra, aos que diziam que o Brasil tinha de se contentar com um crescimento medíocre.”

Para que o país continue com números positivos, conforme Lula, é preciso prosseguir tomando “as decisões certas, nas horas certas”. Ele mencionou o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 e citou os recursos que serão gerados a partir da exploração de petróleo da camada pré-sal. “Seus recursos não devem ser gastos em bobagens ou no custeio de despesas correntes”, assegurou.

O pronunciamento de Lula teve tom de despedida. “Esta é a última vez que falo com vocês, como presidente, para comemorar o nosso dia, o Dia do Trabalhador. E falo como sempre falei nos últimos sete anos, olhando nos olhos de cada um de vocês e trazendo, mais uma vez, boas notícias”.

Da Redação, com agências