Brasil

24 de março de 2011 - 13h58

Irreverência e luta marcam Jornada Nacional pela Educação


São Paulo

Na capital paulista, o passe livre foi uma das principais bandeiras da manifestação:



Em São Bernardo (SP), a passeata seguiu até o Paço Municipal, onde os cerca de 500 alunos, fizeram novas manifestações, munidos de cartazes e faixas. "Hoje pagamos abusivos R$ 2,90 para ter acesso a filmes, peças de teatro e para poder ir até uma biblioteca fazer pesquisas. Educação não se faz somente na escola", destacou o presidente da Ares ABC (Associação Regional dos Estudantes Secundaristas do ABC), Vinícius Carvalho.



Minas Gerais


A Jornada Nacional de Lutas em Belo Horizonte saiu rumo à Assembléia de Minas para reinvindicar a estadualização da UEMG (Universidade Estadual) e a aprovação do novo PNE (Plano Nacional de Educação):



Rio de Janeiro

A passeata ocorrida nesta quarta-feira (23) na capital do Rio de Janeiro contou com a irreverência do grêmio estudantil do Liceu Nilo Peçanha:



Ceará

Nesta terça-feira (22), os estudantes de Medicina da Universidade Federal do Ceará foram as ruas em defesa da saúde.



Em Fortaleza uma manifestação aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), no centro de Fortaleza. Estudantes reclamaram do aumenta das passagens de ônibus.



Paraná


Em Pato Branco, o protesto realizado pelo Diretório Central dos Estudantes da UTFPR contra a PL 134/2010, que encarece o transporte público e tira os direitos reservados a população, agitou a cidade.



Pernambuco

Seja de trajes de banho ou apenas sem camisas, os estudantes de engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) protestaram nesta quarta-feira (23) contra a falta de climatização nas salas de aula da Área 2, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). A mobilização que se intitulou "saunas de aula" reuniu alunos de outros cursos da universidade. O reitor Amaro Lins afirmou que o prazo final para instalação dos aparelhos de ar-condicionado é 4 de abril.




Rondônia

O calor também motivou os alunos de uma escola de Ji-Paraná a mostrarem, nesta terça-feira (22), atitude contra a falta de ventilação nas salas.



Bahia

Protesto dos estudantes nas ruas de Feira de Santana contra o aumento da passagem de transportes públicos.




Leia mais:
-Atos no Rio e em BH deram o tom da jornada de lutas nesta quarta



  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais