10ª Conferência do PCdoB-Amapá reúne militantes e aliados

A abertura da 10ª Conferência Estadual do PCdoB no Amapá, realizada na última sexta (11), marcada pela forte participação de militantes de todos os municípios, membros e lideranças comunistas como deputado federal Evandro Milhomem, o prefeito de Porto Grande Antonio Pereira, vereadores, o presidente regional do PCdoB, Luiz Pingarilho e o presidente nacional da União de Juventude Socialista (UJS), André Tokarski.

A presença de aliados políticos de partidos da esquerda como o governador do Amapá Camilo Capiberibe, do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do prefeito de Macapá, Clécio Luis, do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), também foram destaque durante o momento de prestígio e fortalecimento do Partido.

Para o governador Camilo Capiberibe o PCdoB é um partido de identidade e história, que se consagra por fazer grandes alianças e participar das transformações políticas no Amapá. “O PCdoB é um partido tradicional, aliado do governo e prestigiar a conferência é fortalecer essa aliança tão importante para o Amapá”, disse. 

Já o prefeito Clécio Luis declarou ser esse mais um momento de união e fortalecimento dos ideais políticos que engrandecem o PCdoB e une os partidos de esquerda. “Essa é uma oportunidade de juntar partidos que são frutos de uma luta social histórica que tem a fundamental participação da juventude”. O prefeito mencionou ainda que fazer política é transformar o poder e não permitir ser transformado por ele.

A 10ª Conferência Estadual, que acontece a cada dois anos, representou a solidificação e o processo de vida contínua dos 20 anos do PCdoB no Amapá. O deputado federal Evandro Milhomem disse que a sociedade deve refletir sobre a capacidade de escolher melhor os representantes políticos do país. 

“Nós comunistas devemos fortalecer o pensamento de que política dever ser um instrumento de transformação da humanidade, garantindo o desenvolvimento econômico e social”, afirmou. 
O deputado afirmou ainda que a conferência é a base para a construção democrática do debate nacional, durante o 13º Congresso Nacional do PCdoB, que acontece em novembro, em São Paulo. 

A ocasião também teve a participação do presidente nacional da UJS, André Tokarski, que destacou a importante participação do PCdoB no projeto político dos governos Lula e Dilma que têm mudado o Brasil.

“No partido cresce em suas influências na sociedade, com movimento na juventude, entre as mulheres e que possui uma bancada parlamentar bastante atuante. Fazemos parte desse processo de transformação social e conquistas para o país”, pontuou.

Para Iane Almeida, diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Macapá a participação da juventude comunista é decisiva para a construção de um partido melhor porque defende a mudança. “A juventude é o movimento social mais forte em todos os segmentos da sociedade, porque temos a cara da mudança e queremos vê-la acontecer”, argumentou.

Os debates da 10ª conferência prosseguiram no dia seguinte, no auditório do Centro Cultural Franco Amapaense, com a participação de 118 delegados, escolhidos nas conferências municipais ocorridas nos 16 municípios do estado.

Na ocasião foram discutidos temas nacionais como o balanço de gestão dos governos Lula e Dilma e a crise internacional do capitalismo. Também foram abordadas as teses que vão nortear a estratégia do PCdoB para os próximos quatro anos e o balanço do comitê cessante. O presidente do partido Luiz Pingarilho fez uma avaliação e ressaltou a importância da conferência.

“Esse é o momento de exercício e debate através de uma democracia interna, oportunizando a militância a formular intervenções, contribuindo com opiniões e apresentação de sugestões para a construção programática do partido. Aproveitamos para analisar de forma conjunta o cenário político do país”, concluiu.

Seis delegados foram eleitos para participar o 13º Congresso Nacional do PCdoB, que acontece em novembro, em São Paulo.

Houve ainda a eleição da nova direção estadual com 37 novos integrantes, do partido para o biênio 2013/2015, onde os delegados reconduziram Luiz Pingarilho para o cargo de presidente estadual.

Evandro Freitas Siqueira
Eline Suany Barbosa Cabral
Denize Passinho de Oliveira
Simone Neves da Silva
André Lopes
Leidiane de Jesus Oliveira
Antonio de Souza Pereira
Evandro Costa Milhomen
Luiz Amaral Pingarilho
Raimundo Apostolo Santana
José do Carmo Esteves
José Santos Oliveira
Eury Salles Farias
Rubernei Monte do Carmo
Raimundo Amanajás
Gedson Martins
José Carlos Tavares Carvalho
Iane Mireya de Almeida Campos
Magno Bastos
Idelfonso Silva
Clotilde Lamarca
Érica Benjor
Márcia Lilian do Livramento
Nathanael Angelo Zahlouth
Marcos de Morais
Shirley Ferreira
Joelma Bandeira
Erick Guilhermino da Silva
Ana Sanches
Valdinei Pinheiro Ferreira
Jeferson Costa Pinto
Rivanildo Coutinho Palheta
Carlos Alfaia
Renan Ramos Almeida
Rizonilson Barros
Wanderley Gomes da Silva
Cleberson Pereira

Delegados ao décimo terceiro congresso do PCdoB

Luiz Pingarilho
Joelma Bandeira
Antônio de Souza pereira
Denise Passinho
Ângelo Antônio Queiroz


Da redação do Vermelho-Amapá