Opinião: Os comunistas são diferentes?

Os partidos se organizam para lutar pelo poder, e defender interesses da classe que representam. Mas, entre todas as classes, o proletariado se destaca. E como dizia Marx ”a única classe verdadeiramente revolucionaria”.

Só o proletariado tem como objetivo o socialismo e o Comunismo. Só o proletariado, por sua situação objetiva na sociedade capitalista, coloca-se também pelas palavras de Marx a tarefa de ser “coveiro da burguesia”.



Por esses objetivos diferentes, a classe operaria precisa organizar-se também de maneira distinta. È equívoco pretender adotar o partido revolucionário as mesmas bases usadas para construir outras organizações.



Um partido da burguesia, embora possa estar fora do governo, representa a classe que defende o poder político. As leis, as instituições são moldadas para assegurar a dominação burguesa sobre a sociedade. As organizações da classe dominante cuidam de manter essa situação. As divergências que surgem elas são menores, dizem respeito à forma dos dominadores repartirem entre si os privilégios e há pontos de vista diferentes sobre ao melhor forma de exercer o poder e coagir as camadas populares.



No Brasil, existem vários outros partidos que se dizem de “esquerda” defensores do “Socialismo”. Esses partidos adotam em geral, posições reformistas. E incorporam nas suas fileiras diferentes pontos de vistas. Em vez de unidade político ideológica, pretendem abrigar concepções social-democratas em convivência com idéias revolucionarias. E defendem que essa salada indigesta possa servir para a luta popular.



Os comunistas são diferentes por serem os mais conseqüentes na busca da unidade mais ampla possível, por orientar-se pela teoria cientifica do proletariado, por batalhar pela unidade político ideológica de seus membros. E por organizar-se de uma forma que garanta a maior unidade da ação-indispensável para golpear inimigos poderosos e abrir espaço para a vitória do socialismo.



Deferentes não apenas na aparência, para colher êxitos eleitorais e o apoio de setores de trabalhadores revoltados, mas pouco conscientes. Mas diferentes pela essência, por seus objetivos radicais, sua ideologia e seu modo de se organizar.



O PCdoB sabe que não pode adotar uma linha revolucionaria sem analisar as coisas com uma teoria revolucionaria. Por isso apóia-se no marxismo-leninismo, e combate o ecletismo daqueles que consideram o marxismo apenas como “mais uma” da muitas teorias a serem utilizadas.



O PCdoB tem uma estrutura centraliza de forma democrática. A centralização é fundamental num destacamento de combate, para manter apenas um centro de direção e garantir que todos ajam de acordo com o planejamento nacional. Essa ação centralizada é definida democraticamente pela militância. As direções são coletivas.


 


As grandes deliberações são tomadas por congressos que representam à vontade revolucionaria do partido. A maioria decide, as direções são responsáveis por garantir a execução organizada das tarefas e todos inclusive quem em determinado instante ficou em minoria atuam de acordo com as orientações traçadas.



A perspectiva para romper com o capitalismo e construir a Republica democrática dos trabalhadores em nosso país não pode ser uma organização fluida, onde os militantes só se manifestam de tempos em tempos pelo voto em certos candidatos. A realidade impõe um agrupamento da luta, firme nos princípios e flexível na caminhada. Com militantes que atuam permanentemente, e de forma organizada, pelos objetivos revolucionários.


 



Francisco Batista Pantera é Poeta, Historiador, professor de Historia, Filosofia e Sociologia e Secretario Estadual de Movimentos Sociais do Pc do B.