Entidade árabe repudia reportagem do Fantástico sobre mulher libanesa

A Federação das Entidades Americano-Árabes emitiu uma nota oficial em repúdio à reportagem veiculada na edição deste domingo (29), no Fantástico, na rede Globo, intitulada “Mulheres são vistas como propriedades dos homens no Líbano”. 

Cena do filme E agora onde vamos? - Reprodução

De forma preconceituosa e cheia de estereótipos falaciosos a emissora mostra uma versão da mulher libanesa que não condiz com a realidade do país. Diante disso, a entidade questiona o teor sensacionalista adotado na matéria e pede empenho para que mais atores envolvidos no processo [na ocasião as mulheres libanesas] sejam ouvidos de forma neutra.

Leia também: 
Consulado do Líbano repudia matéria da Globo sobre mulheres do país


 A entidade defende que não há motivos para associar a violência contra a mulher a um país ou religião, tendo em vista que 35% das mulheres no mundo todo sofreram algum tipo de violência física e/ou sexual provocada por parceiros ou não parceiros.

O documento também aponta que em países como Austrália, Canadá, Israel, África do Sul e Estados Unidos, a violência provocada por parceiros íntimos é a causa da morte de 40 a 70% das mulheres vítimas de assassinato. Informação essa que descontrói a ideia de um Líbano violento e cruel com suas mulheres.

Confira a nota na íntegra:

"A Fearab América deseja manifestar seu repúdio em relação à matéria sensacionalista exibida pelo programa Fantástico, no dia 29 de junho de 2014, intitulada "Mulheres são vistas como propriedades dos homens no Líbano". A Rede Globo não ofereceu ao espectador um panorama real sobre uma questão que merece ser tratada de forma séria e responsável, pois do contrário, jamais será combatida em sua origem.

A emissora pareceu optar pela via da informação fora de contexto ou da desinformação para falar sobre um assunto grave e que merece atenção em todos os países do mundo.

A violência contra a mulher não deve ser associada a um país, tampouco a uma religião. Relatórios da ONU mostram que 35% das mulheres do mundo todo sofreram algum tipo de violência física e/ou sexual provocada por seus parceiros ou não-parceiros. Ademais, na Austrália, Canadá, Israel, África do Sul e Estados Unidos, a violência provocada por parceiros íntimos é a causa da morte de 40 a 70% das mulheres vítimas de assassinato.

É imperativo enfrentar este problema, que adquire contornos dramáticos em todo o mundo. Mas é nosso dever alertar para o fato de que, dependendo de como a informação é veiculada, ela distorce completamente os fatos, e contribui sobremaneira para criar preconceito, estereótipos e representações sociais negativas de um país inteiro, por exemplo.

Solicitamos que a emissora repense o teor sensacionalista adotado em suas matérias e sugerimos que, ao tratar de assuntos que possam aumentar ainda mais a construção de estereótipos, se empenhe em dar espaço para que os atores envolvidos no processo possam ser ouvidos de forma neutra e imparcial.

FEARAB América
01 de julho de 2014”


Da redação do Vermelho, Mariana Serafini