CNV: foto reforça ligação das Forças Armadas a morte de Zuzu Angel

O presidente da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Pedro Dallari, declarou à imprensa, nesta sexta-feira (25), que fotografia do local do suposto acidente que resultou na morte, em abril de 1976, da estilista Zuzu Angel, mãe de Stuart Angel, integrante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). A nova evidência aumenta as suspeitas da Comissão do envolvimento das Forças Armadas no caso. 

morte de Zuzu Angel

De acordo com Dallari, a foto, que foi presentada pelo ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) do Espírito Santo Cláudio Guerra, mostra o coronel do Exército Freddie Perdigão ao fundo, perto do veículo acidentado. Apontado como autor de torturas e assassinato de pessoas durante o regime militar, Perdigão morreu na década de 90.

O presidente da CNV ainda afirmou que “isso estabelece um vínculo muito forte entre as Forças Armadas, já que Perdigão era notório operador em casos de violação de direitos humanos, e a morte de Zuzu Angel”. E acrescenta: “Trata-se de uma foto nova. Ela não estava nos autos do inquérito, e é uma revelação e documento muito importante".

Dallari lembra que as Forças Armadas sempre negaram relação com o acidente que resultou na morte de Zuzu. “Há muitas semelhanças entre essa foto e outras usadas pela perícia na época do acidente. Todas tinham o mesmo padrão. É por isso acreditamos que ela tenha sido feita pelos peritos. Nossas suspeitas de envolvimento dos militares no caso foram reforçadas depois que o Cláudio nos contou que, ainda na década de 80, foi procurado por Perdigão, preocupado com a foto tirada”, informou o presidente da CNV.

Da Redação em São Paulo
Com informações da Agência Brasil