Clientes Santander denunciam campanha contra Dilma

Recentemente clientes do banco Santander receberam em seu “Extrato Inteligente”, o texto intitulado “Você e seu dinheiro”, com claro posicionamento contra a presidenta Dilma Rousseff. Servidores públicos da Universidade de São Paulo que receberam este documento entraram em contato com o Portal Vermelho para denunciar o fato.

Por Mariana Serafini, da redação do Vermelho

Extrato inteligente do banco Santander - Reprodução

O Extrato Inteligente dizia, entre outras coisas, “se a presidente se estabilizar ou voltar a subir nas pesquisas, um cenário de reversão pode surgir. O câmbio voltaria a se desvalorizar, juros longos retomariam a alta e o índice da Bovespa cairia”.

Depois de causar o pânico nos clientes com uma previsão completamente pessimista e deslocada da realidade sobre a economia brasileira, o banco ainda alerta que o gerente da conta seja procurado. “Diante deste cenário converse com o seu gerente de relacionamento Select para alocar seus investimentos da maneira mais adequada ao seu perfil de investimento”.

O cliente que entrou em contato com o Portal Vermelho preferiu não se identificar com receio de receber retaliações do banco. Ele disse estar “indignado com o item ‘Você e o seu dinheiro’, uma clara posição de um banco estrangeiro contra Dilma. Enviei a reclamação ao site oficial do Banco, o que mobilizou vários chefes e chefetes. É uma campanha eleitoral disfarçada feita por um banco estrangeiro”.

Outro cliente, que também preferiu ter seu nome preservado, se sentiu ofendido com a resposta do banco que afirmou “não ser o posicionamento” da instituição o texto “Você e seu dinheiro”. “É patético dizerem que o extrato do Banco não reflete políticas do próprio Banco. Quem, senão o banco pode processar estratos bancários de clientes do próprio banco? A coisa foi terceirizada? O nosso sigilo está na mão de terceiros? O negócio parece ficar pior a cada movimento”, afirmou.

O serviço de atendimento ao consumidor do Santander entrou em contato com os clientes através da funcionária Renata Biudes e enviou a seguinte nota: “Agradecemos sua manifestação, pois o texto em questão não reflete o posicionamento institucional do Banco Santander, tampouco nosso compromisso com a qualidade em prestação de serviços. Seu alerta contribui muito para melhorar nossos processos de modo que equívocos como esse não ocorram novamente”.

O banco ainda convida os clientes a participar de “eventos de investimentos” onde são abordados temas do cenário econômico e planejamento de investimentos.


A resposta enviada por e-mail para um dos clientes que entrou em contato com o Vermelho


O deputado comunista Gustavo Petta publicou uma nota em sua conta oficial no Facebook em repúdio ao comportamento do Santander. Repudiamos a atitude do Banco Santander, que enviou aos seus clientes uma carta recomendando que não votem em Dilma, pois caso contrário “os juros e o dólar vão subir e a Bolsa, cair”. Este tipo de terrorismo político nos deixa indignados, mas não nos surpreende. É assim que age a elite financeira do país quando percebe que seu candidato vai mal nas pesquisas: parte para a tática do medo e da ameaça. É o mesmo argumento usado contra Lula em 2002, por mais que os bancos continuassem lucrando fortunas em cima da política de juros altos e a economia resistindo às crises. Golpes baixos, porém, não nos abalam nem intimidam. A resposta será dada nas urnas. Porque o Brasil mudou e a elite não tem mais o poder de eleger seus representantes apenas com a força da grana ou da desinformação”.

O jornalista Leandro Fortes também manifestou sua indignação em sua conta pessoal no Facebook e anunciou que vai encerrar sua conta bancária no Santander. “É o mesmo tipo de terrorismo que, nas eleições de 1989, o então presidente da Fiesp, Mário Amato, fez com Lula: caso o petista fosse eleito, avisou Amato, 800 mil empresários deixariam o País. Sou cliente do Banco Santander há 10 anos. Na segunda-feira vou à minha agência encerrar minha conta. Espero que muitos façam a mesma coisa”.

De capital espanhol, o Santander é o 5º maior banco e o 1º estrangeiro em atuação no Brasil. Fica atrás do Banco do Brasil, Itaú, Caixa e Bradesco. Em 2000, massificou sua operação de varejo ao comprar o Banespa, o antigo banco estatal que pertenceu ao governo paulista. Em 2013 o banco lucrou 5,7 bilhões de reais, e apenas no primeiro semestre de 2014 o lucro foi de 1,4 bilhões de reais.

Nesta sexta-feira (25) o Santander publicou um comunicado oficial na capa do site onde se desculpou e afirmou mais vez que o texto “Você e seu dinheiro” não reflete o posicionamento da instituição. “O Banco Santander (…) reitera sua convicção de que a economia brasileira seguirá sua bem-sucedida trajetória de desenvolvimento”, diz a nota.