Audiência pública resgata história da repressão no Vale do Ribeira

A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” realizará na próxima segunda–feira (25) a partir das 13h, uma audiência pública para tratar da repressão à guerrilha no Vale do Ribeira, ocorrida no ano de 1970, sob a liderança do capitão Carlos Lamarca. Na realidade, tratava-se de um campo de treinamento de guerrilha que foi localizado e reprimido.

Um dos convidados é o sargento Darcy Rodrigues, tenente do Exército que saiu junto com Lamarca do para lutar contra a Ditadura. Darcy foi capturado no Vale e é um sobrevivente da operação, que ocorreu quando a área foi descoberta e atacada pelos agentes das Forças Armadas.

O objeto da audiência é tratar da “Operação Registro” que deflagrou prisões e violência intensiva contra os camponeses da região, além de tratar dos problemas locais com grileiros de terra e depoimento de moradores que querem esclarecer como até hoje essa violência ficou marcada.

Transmissão ao vivo pela internet através do link http://www.al.sp.gov.br/noticias/tv-alesp/assista/ e escolha no box o Auditório onde ela está sendo realizada.

Serviço:
Data: 25/08, segunda-feira – das 13h às 18h
Local: Auditório Teotônio Vilela, 1º andar – Assembleia Legislativa de São Paulo (Avenida Pedro Álvares Cabral , 201- Ibirapuera – São Paulo – SP)

Com informações da Alesp