Ministério debate uso da biodiversidade na alimentação

Segue até o próximo sábado (6), no Ministério do Meio Ambiente, a 2ª Reunião do Comitê Nacional de Coordenação do Projeto “Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade para a Melhoria da Nutrição e do Bem-Estar Humano”.

Agricultura - Reprodução

O encontro, iniciado nesta segunda-feira (1º), conta representantes de cinco ministérios e instituições nacionais e internacionais, para debater a participação do Brasil no projeto mundial para a conservação e aproveitamento de espécies nativas na alimentação.

O Brasil foi convidado pelo Bioversity Internactional (Instituto Internacional de Recursos Genéticos Vegetais/IPGRI) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) para fazer parte do projeto, que é integrado também pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Além do MMA, participam do comitê os Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Agricultura, Educação e Saúde.

Na reunião em Brasília, estão presentes representantes de universidades e instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Federação Nacional dos Nutricionistas. A iniciativa é uma das decisões da VIII Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, realizada no Paraná, em 2006, e que tem metas até 2018.

Saúde e meio ambiente

“Um dos nossos objetivos é a promoção de dados sobre o valor nutritivo das espécies nativas”, ressaltou o gerente de Projeto, do Departamento de Conservação da Biodiversidade, do MMA, Lídio Coradin. Na abertura do encontro, ele explicou que a valorização nutricional das espécies nativas é importante para a saúde humana e para a conservação da biodiversidade.

O MMA coordena ações voltadas para a identificação e divulgação da importância econômica de plantas nativas que são pouco exploradas no País. Essas informações são fundamentais para estimular a conservação da natureza nos territórios em que possa ser ampliada a sua produção.

O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Guilherme Cabral, comentou sobre o engajamento das diversas áreas do governo federal e da sociedade organizada para o sucesso do projeto internacional. E ressaltou a importância da agricultura familiar na produção de alimentos.

Confira a programação desta terça (2):

8h-12h: Visita à Embrapa Hortaliças

12h: Viagem para Goiânia (visita a Centros Colaboradores de Alimentação Escolar, do MEC)

20h: Jantar típico (Pamonharia Frutos da Terra)

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente