Datafolha e Ibope divulgam pesquisas nos Estados

Pesquisas de intenção de voto feitas pelo Datafolha mostram a corrida aos governos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O Ibope fez levantamento em Goiás e na Bahia

Rui Costa

Na disputa em Minas, o candidato do PT, Fernando Pimentel, mantém a dianteira com uma vantagem de 11 pontos percentuais à frente de Pimenta da Veiga (PSDB), com 34% contra 23%, respectivamente.

Segundo o Datafolha, comparado com a pesquisa anterior, os candidatos oscilaram dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa aponta ainda que um terço dos eleitores mineiros está sem candidato (35%). Indecisos somam 26%, mesmo índice da semana passada, e quem pretende votar branco ou nulo são 9%.

Tarcísio Delgado (PSB) tem 3%. Eduardo Ferreira (PSDC) e Fidélis (PSOL) marcaram 2% cada um. Professor Tulio Lopes (PCB) e Cleide Donária (PCO) somaram 2%.

Garotinho oscila para baixo

Segundo levantamento, a disputa no Rio de Janeiro tem um empate técnico entre o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e o deputado Anthony Garotinho (PR). Ambos com 25% das intenções de voto.

Apesar do empate técnico, os candidatos tiveram oscilações distintas na pesquisa. Enquanto Pezão ampliou dois pontos percentuais, Garotinho perdeu três.

Marcelo Crivella (PRB) tem 19%, empatado tecnicamente com os dois, mas no limite de margem de erro, e o senador Lindbergh Farias (PT) tem 12%.

Amélia e Genro no Sul

No Rio Grande do Sul, a senadora Ana Amélia Lemos (PP) e o governador Tarso Genro (PT) lideram as pesquisas. Amélia tem 37% das intenções de voto, contra 28% de Genro, sendo que a diferença oscilou em nove pontos percentuais, quando comparada com a última pesquisa.

O terceiro colocado, José Ivo Sartori (PMDB), apoiado pela presidenciável Marina Silva (PSB), tem 11%. O pedetista Vieira da Cunha se manteve em quarto, com 2%. Roberto Robaina (PSOL) tem 1%, e os demais não pontuaram.

Cai a vantagem de Alckmin

Em São Paulo, o governador tucano Geraldo Alckmin (PSDB), permanece à frente, mas a sua vantagem vem caindo semana a semana. Na primeira quinzena de agosto, o governador tinha 55% das intenções de voto e agora tem 49%.

Paulo Skaf (PMDB) tinha 16% na primeira quinzena de agosto, subiu para 22% agora. O candidato Alexandre Padilha (PT) subiu de 7% para 9%.

Paraná

No Paraná, Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB) lideram a disputa de preferência dos eleitores. O tucano tem 16 pontos de vantagem, com 44% das intenções de voto, contra 28% do peemedebista.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT) aparece com 10%. Ogier Buchi (PRP) marcou 1%. Os indecisos somam 10%, e brancos ou nulos, 5%.

No Distrito Federal, apesar da candidatura ter sido impugnada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), o ex-governador José Roberto Arruda (PR) lidera a disputa com 37% das intenções de voto.

Rodrigo Rollemberg (PSB) e o governador Agnelo Queiroz (PT) estão em empate técnico, com 18% e 19%, respectivamente.

Rui cresce nove pontos na Bahia

Pesquisa Ibope divulgada também nesta quarta-feira (10) aponta a liderança do ex-governador Paulo Souto (DEM), mas Rui Costa (PT) cresceu nove pontos. Souto tem 46% e Rui Costa, que tinha 15%, tem 24%.

A senadora Lídice da Mata (PSB) teve 6% das intenções de voto, oscilando negativamente dentro da margem de erro. Rogério da Luz (PRTB) e Marcos Mendes (PSOL) tiveram 1% das intenções de voto, enquanto Renata Mallet (PSTU) não pontuou nesta pesquisa.

O Ibope também divulgou pesquisa sobre as intenções de voto em Goiás. Marconi Perillo (PSDB) lidera a disputa pelo governo do Estado com 38% contra 28% de Iris Rezende (PMDB).
Vanderlan Cardoso (PSB) tem 9%, Antônio Gomide (PT) 7% e Marta Jane (PCB) 1%.

Com informações de agências