Dilma: “Temos de seguir o caminho da inclusão e distribuição de renda”

A propaganda de TV da presidenta e candidata à reeleição Dilma Rousseff que foi ao ar na noite desta quinta-feira (18) apresentou, fundamentalmente, o Bolsa Família como um dos programas que ajudaram a transformar a realidade do Brasil nos últimos 10 anos. Conforme relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) nesta semana, o país reduziu em 50% o número de pessoas que viviam na extrema pobreza no país e saiu do Mapa da Fome.

Bolsa Família

O estudo destaca que as medidas de inclusão social, implantadas com os programas de erradicação da extrema pobreza, agricultura familiar e as redes de proteção social do governo Lula e Dilma foram determinantes para estas conquistas.

O programa de TV informa que 35 países no mundo saíram do Mapa da Fome e o Brasil foi um deles, “graças a uma soma de ações governamentais que ocorreram nos últimos 10 anos com destaque para o aumento da oferta de alimentos, a merenda escolar que atingiu 43 milhões de crianças e jovens, a geração de mais de 21 milhões de empregos e a política de aumento do salário mínimo que aumentou a renda dos mais pobres e o programa Bolsa Família”.

A presidenta Dilma Rousseff lembrou que “durante séculos o Brasil fingiu que a fome e a miséria não existiam, mas elas estavam aí, à vista de todos, mas eram invisíveis para os governos que só se preocupavam em agradar os poderosos. Foi o presidente Lula quem colocou a fome e a miséria na agenda política do país. Ele criou o programa Bolsa Família e arrisco a dizer que desde a criação do salário mínimo em 1940, nenhuma outra medida mudou a vida de tanta gente no Brasil”, ressaltou.

Com a implantação do Brasil sem Miséria em 2011, disse Dilma, o seu governo ampliou e acelerou as ações de combate à fome e a pobreza extrema. “O resultado está aí, 22 milhões de pessoas saíram da miséria só no meu governo. Sei que ainda há muito que fazer, mas o fato é que estamos no caminho certo.”

A propaganda exibiu partes do grande ato realizado no Rio de Janeiro na última segunda-feira (15), com o objetivo de defender a Petrobras e o pré-sal, que contou com a participação do ex-presidente Lula e de mais 10 mil pessoas. O programa apresentou ainda o ato dos artistas e intelectuais que declaram o apoio à reeleição da Dilma no mesmo dia no Rio e culminou na assinatura do manifesto em defesa da presidenta. 

No evento, Lula questionou a candidata do PSB, Marina Silva. “Não é possível falar em ‘nova política’ sem dizer como, aonde e com quem [vai governar], e é por isso, que nós estamos aqui para apoiar Dilma.”

Ainda no encontro com artistas, a presidenta Dilma destacou a importância da informação sobre a realidade do país e falou sobre sua posição pela inclusão e distribuição de renda para o povo: “Nós precisamos nos conscientizar sobre o nosso próprio país e a nossa própria época. Nós temos de levar esse país pelo caminho de mais inclusão social, mais inclusão cultural e, sobretudo, por mais repartição da riqueza. Eu acho que esse é o grande desafio do Brasil”. 

Ainda na propaganda, vários artistas e intelectuais demostraram seu apoio à continuidade do governo Dilma.

Da Redação do Portal Vermelho,
Eliz Brandão