PT pede esclarecimentos à PGR e ao STF sobre vazamentos à Veja

O Partido dos Trabalhadores divulgou nota nesta quinta-feira (27) reafirmando que, além da ação movida junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o golpe midiático da revista Veja às vésperas do segundo turno, também estão em curso outras duas ações na Procuradoria Geral da República (PGR).

Rui Falcão

O STF decidiu pelo arquivamento do processo por considerar que não houve envolvimento de autoridades com prerrogativa de foro privilegiado. “No entanto, estão em andamento perante a Procuradoria Geral da República três procedimentos para apuração dos mesmos fatos”, esclareceu o PT, citando os processos: manifestação n.84489/2014; Sistema único n.00243054/2014 e Notícia-Fato n. 1.00.000.015966/2014-08.

Leia também:
Em nota, Planalto reage às tentativas de golpe da revista Veja
Delegados da PF suspeitos de partidarizar apurações serão investigados

O partido pede que seja instaurado um inquérito para investigar o vazamento da delação premiada de Alberto Youssef à revista. Três dias antes da realização do segundo turno, a Veja estampou matéria de capa que afirmava que “Dilma e Lula sabiam de tudo”, referindo-se aos casos de corrupção da Petrobras.

O golpe caiu por terra dias depois quando o advogado de Yousseff, Antonio Figueiredo Basto, negou que seu cliente tenha feito qualquer depoimento na data citada pelo semanário. Segundo ele, Youssef prestou depoimento à Polícia Federal de Curitiba no dia 14 de outubro, mas não disse o que a revista publicou.

Janot pede inquérito

O pedido do PT já começa a produzir seus efeitos. Com a conclusão dos depoimentos da delação de Youssef e Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedirá a abertura de inquérito contra as pessoas citadas como envolvidas no caso.

O procurador considera que as informações relatadas por Costa e Youssef são suficientes para que sejam iniciadas as investigações entre funcionários, empreiteiras e políticos na estatal do petróleo.

Com informações de agências