Camilo Santana: Um governo de unidade pelo desenvolvimento do Ceará

Em cerimônia na Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quinta-feira (1º de janeiro), Camilo Santana (PT) foi empossado governador. “Venho para assumir uma grande responsabilidade e despedir do Parlamento. Aqui defendi ideais que tenho desde o início da vida pública. Começo a maior responsabilidade da vida, que é de governar o Ceará”, afirmou, no primeiro discurso como governador.

Posse Camilo Santana, Ceará - G1

“Nesses quatro anos, sei que não poderei governar sozinho. Preciso e sobretudo valorizo o trabalho de parlamentares que chegaram aqui pela vontade do povo cearense. Conto com vocês”, completou Camilo Santana, agradecendo aos deputados estaduais eleitos.

Camilo fez questão de agradecer aos eleitores. “Não consigo expressar o orgulho e gratidão aos cearenses de me darem a oportunidade de desempenhar essa missão. Não irei governar o nosso Ceará sozinho, o parlamento é vital na condução de um bom governo… Caminharemos juntos na direção do bem comum e realização do sonho do cearense”.

No Palácio da Abolição, sede do governo do Ceará onde houve a transmissão de cargo, Cid Gomes, que deixa o governo e assume o Ministério da Educação no segundo mandato de Dilma, agradeceu o apoio e destacou os avanços conquistados durante os oito anos do seu governo. “Nesse período, mantivemos o PIB do Ceará crescendo a uma média maior do que a brasileira e apresentamos uma das maiores reduções da taxa de desigualdade”, disse.

Parcerias com o governo federal

Após a cerimônia, Cid e Camilo Santana viajam a Brasília, onde assiste à cerimônia de posse da presidenta Dilma. Camilo Santana tem reafirmando a importância da reeleição da presidenta Dilma para ampliar a infraestrutura do estado. Ele espera fechar boas parcerias com o governo federal. “Temos planejado o aumento da arrecadação a partir da atração de investimentos como tem sido feito. O sonho do Ceará é uma refinaria e uma siderúrgica. A siderúrgica é uma realidade e vai ficar pronta em 2015. Vai aumentar em 12% o PIB do Ceará. A refinaria foi luta nossa e temos o compromisso do governo federal que ela virá. Os dois juntos aumentarão 50% o PIB do Ceará e dobrarão a arrecadação de ICMS do Estado”, declarou.

PCdoB participa do governo

Camilo anunciou na segunda-feira (29) os secretários que vão compor o seu governo. Entre os indicados está o senador Inácio Arruda (PCdoB) que foi escolhido para a Secretaria da Ciência e Tecnologia. “Aceitei o honroso convite do governador Camilo para conduzir a importantíssima pasta da Ciência e Tecnologia. Uma grande missão! O desenvolvimento de nosso estado depende muito do êxito da pesquisa científica e tecnologia. Vamos trabalhar!”, afirmou o senador.

As principais prioridades do seu governo será a segurança pública e saúde. “O atual governo integrou as polícias civil, militar e bombeiros e trabalha com o pagamento de bônus em cima de meta de redução de 6% de homicídios e assaltos. Neste último trimestre o Ceará teve redução de 14% dos homicídios. Nos primeiros meses o programa garantiu a estabilidade das taxas, que estavam crescendo. Agora está reduzindo. Pretendo ampliar a polícia ostensiva, chamada Raio, de 45 equipes para 150 equipes e ampliar áreas de monitoramento com câmeras”, afirmou ele, destacando que na saúde pretende implantar um sistema de nota de avaliação.

Biografia

Camilo venceu as eleições em segundo turno com 53,4% dos votos disputando o cargo com Eunício Oliveira (PMDB), que conquistou 46,65% dos eleitores cearenses. Sua candidatura contou com apoio de uma ampla frente apoiada pelo então governador Cid Gomes (Pros) e por mais 17 partidos (PCdoB, PRB, PP, PDT, PT, PTB, PSL, PRTB, PHS, PMN, PTC, PV, PEN, PPL, PSD, PTdoB, SD).

Camilo Santana tem 46 anos, é engenheiro agrônomo, servidor concursado do Ibama, e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

No primeiro governo Cid, foi secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, onde ficou até 2010, quando disputou vaga na Assembleia Legislativa, sendo o deputado estadual mais votado no Ceará naquele ano (131.171 votos). No segundo mandato de Cid, assumiu a Secretaria das Cidades.

Da redação do Portal Vermelho
Com informações de agências