Hemocentro de Brasília bate recorde de doações neste carnaval

O gerente de doações do Hemocentro de Brasília, Rodolfo Duarte, disse nesta segunda-feira (16) que na semana anterior ao carnaval houve muita doação de sangue na unidade. Mesmo sem o balanço mensal fechado, Duarte conta que o período bateu recorde de atendimento.

Doadores de sangue - Marcelo Camargo | Agência Brasil

“Foi a semana pré-carnaval com maior procura de doadores na história do Hemocentro. A população de Brasília realmente atendeu ao chamado e compareceu para fazer as doações”. Ele destacou que a participação dos brasilienses trouxe tranquilidade ao hemocentro de ter um estoque satisfatório e fazer o atendimento de 100% das demandas.

Na manhã desta segunda-feira de carnaval, as pessoas acordaram cedo e foram doar sangue. Mesmo com o fluxo mais baixo que o normal, devido ao feriado, o Hemocentro de Brasília continuou recebendo doadores até o meio-dia e, segundo Rodolfo Duarte, a todo momento chegavam pessoas ao local.

O açougueiro Rafael Santos passou por lá. “Para mim, segunda de carnaval significa ajudar o próximo. Não é só curtir, mas ajudar aquela pessoa que está precisando”. Ele destacou que a cada três meses faz uma doação. “É uma coisa necessária e tem muita gente que precisa.”

A presença da população vai ajudar os hospitais de Brasília a manterem os estoques no feriado. Duarte afirma que nesses períodos de festas as pessoas ficam mais expostas ao “pegar as estradas”, por exemplo, e, por isso, é importante manter o fluxo de doadores. Com o aumento de conscientização dos brasilienses, a cidade não corre o risco de ficar desabastecida.

“É bom lembrar que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos. Especialmente aqueles doadores com tipagem negativa já que a saída e a usabilidade é maior. Temos pacientes que usam sangue diariamente nos hospitais e temos que distribuir esse sangue de forma ininterrupta”, ressaltou o gerente do hemocentro.

Duarte lembra que todo o processo, desde a captação até a transfusão do sangue, é monitorado. O material usado pelos doadores é descartável e todo sangue coletado passa por diversos exames antes de ser levado para os pacientes. Quem pretende doar deve ficar atento aos critérios.

Fonte: Agência Brasil