Patrulhas realizam prevenção e combate à violência contra a mulher

A secretária de Enfrentamento à Violência da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Aparecida Gonçalves, recebeu em seu gabinete o secretário de Segurança Pública de Campo Grande (MS), Valério Azambuja para tratar sobre a ampliação da Patrulha Maria da Penha.

Casa da Mulher Brasileira - Reprodução

O serviço funciona na Casa da Mulher Brasileira, inaugurada no dia 3 de Fevereiro na cidade, uma ação do programa Mulher, Viver sem Violência que fornece atendimento humanizado e integral às mulheres em situação de violência.

A Casa conta com delegacia especializada de atendimento à mulher, juizado, defensoria, promotoria, equipes psicossocial e de orientação para emprego e renda, além de brinquedoteca e área de convivência.

A Patrulha

Para fazer cumprir as medidas protetivas solicitadas por vítimas de violência domésticas, há quase três anos começaram a ser implantadas as patrulhas Lei Maria da Penha em diversas cidades do País.

O primeiro estado a contar com o serviço foi o Rio Grande do Sul, em 2012. Em São Paulo e Paraná, o patrulhamento especializado começou em 2014.

Além de monitorar o cumprimento das normas penais, com um acolhimento humanizado, as patrulhas realizam um trabalho de prevenção e de combate a violências física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres.

Fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres