PCdoB-PB DISCUTE 10ª CONFERÊNCIA E A LUTA PELA DEMOCRACIA

 Com a participação da representante do Comitê Central, Liége Rocha, o PCdoB paraibano realizou reunião de seu Comitê Estadual para discutir as propostas da 10ª Conferência Nacional e a luta pela democracia no Estado. Os vereadores Napoleão Maracajá de Campina Grande, Lalá de Marcação, João Batista de Cacimba de Areia e o deputado estadual Zé Paulo também participaram.

Reunião do Comitê Estadual da paraíba de 11 de abril de 2015 - Zé Gonçalves
Os comunista paraibanos, reunidos neste sábado, 11 de abril, debateram as teses para a 10ª Conferência Nacional do Partido, a luta pela democracia na Paraíba, as eleições de 2016 e a política de formação. A reunião do Comitê Estadual, contou também com a presença da Secretária Nacional de Mulheres, Liége Rocha, representando o Comitê Central e convidados, entre eles o deputado estadual Zé Paulo – PCdoB.

O primeiro ponto discutido foi o documento base da 10ª Conferência, “Frente ampla em defesa do Brasil, do desenvolvimento e da democracia”, a partir de uma exposição de Liége Rocha que expôs os pontos centrais do texto. Entre estes a criação de uma ampla frente, democrática, patriótica visando recompor a base social em torno das bandeiras: Defesa da democracia, da legalidade, do mandato legítimo e constitucional da presidenta Dilma; defesa da Petrobras, da economia e da engenharia nacional; combate à corrupção, fim do financiamento empresarial das campanhas. E ainda a luta pela retomada do crescimento econômico do país e garantia dos direitos sociais e trabalhistas.Apresentou também o segundo ponto das teses voltado para “atualizar e efetivar as linhas de construção partidária”. Concluiu informando sobre os procedimentos para a sucessão na presidência nacional do PCdoB, que se processará na Conferência.

A reunião prosseguiu com rico debate acerca da temária, especialmente na avaliação da crise sistêmica do capitalismo e na ofensiva do consórcio das forças conservadoras pró-imperialistas sobre o Brasil e a América Latina.

O segundo ponto da pauta, apresentado pelo dirigente Agamenon Sarinho, traçou um quadro do desenvolvimento das articulações e atos constitutivos da contra ofensiva das forças de esquerda e democráticas e dos movimentos sociais, na defesa da democracia, do mandato legítimo da Presidenta Dilma, da Petrobrás e dos direitos sociais e trabalhistas. Adiantou também uma avaliação das dificuldades e insuficiências da luta e as medidas adotadas pela coordenação visando a superação e ampliação das mobilizações. Mostrou ainda o papél protagonista do PCdoB neste movimento e a necessidade do Partido otimizar a participação da partido, especialmente seus segmentos sindical e a juventude. Ao final conclamou a todos para a agenda de luta que inclui a luta contra o PL da Terceirização, no dia 15 e a grande manifestação de rua programa para 30 de abril.

Em seguida o presidente estadual Simão Almeida abordou as iniciativas e orientações para a participação nas eleições municipais de 2016, acrescentando que o Partido deverá disputar executivos municipais em importantes municípios e o esforço para montar desde já chapas próprias de vereadores, competitivas. Nos casos dos municípios onde já temos vereadores cuidados especiais para formar chapas que possibilitem a ampliação do número de mandatos de vereadores. Ressaltou que "deveremos tomar medidas para garantir maior vínculo dos eleitos para com a legenda comunista."

No quarto ponto da pauta, apresentado pela Secretária Estadual de Formação Francis Zenaide, foi aprovada a Comissão Estadual de Formação, a reorganização da Escola Estadual  e a composição da Fundação Maurício Grabois. Esta,  será presidida pelo dirigente Cristiano Zenaide Paiva, tendo já como primeiro desafio organizar um grande debate público sobre a proposta da Frente ampla em defesa do Brasil, do desenvolvimento e da democracia.

A reunião encerrou-se num ambiente de muito entusiasmo dos participantes, clima que pode ser sintetizado pela frase final de Liége Rocha; “esta foi uma reunião em todos aspectos vitoriosa, pela unidade e pelo conteúdo dos debates”.