Brasil: um país em defesa da soberania e contra o imperialismo 

Em mais um programa Ponto de Vista, o editor do Portal Vermelho, José Reinaldo Carvalho, comenta a ida da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos, neste domingo (28). A viagem de quatro dias prevê encontro de alto nível com o presidente Barack Obama e agendas de trabalho em Nova York, Washington e San Francisco.

Brasil: um país em defesa da soberania e contra o imperialismo

Durante sua reflexão, José Reinaldo destacou que "Brasil e Estados Unidos têm cosmovisões e estratégias geopolíticas distintas. Suas relações, próprias de dois países gigantes vocacionados a conviver, não são necessariamente de aliança. Ao contrário, prevalecem as contradições, porquanto os Estados Unidos inserem-se no mundo, em particular na América Latina, como potência imperialista, e o Brasil como país emergente, favorável à democratização das relações internacionais, portanto infenso a qualquer tipo de hegemonismo".

Ao recordar governos anteriores, o editor do Vermelho destaca: "Foi-se o tempo em que o que era bom para os Estados Unidos também era bom para o Brasil, na visão tacanha e entreguista dos governos de antanho das classes dominantes. O mundo mudou e o Brasil também. Não se trata apenas de não ter alinhamento automático com os Estados Unidos, mas de não ter alinhamento algum".