Dilma: “Nosso país é democrático e não vamos aceitar a intolerância”

Em visita ao Piauí nesta sexta-feira (11), Dilma Rousseff visitou as obras da Transnordestina e participou da sexta edição do programa Dialoga Brasil. A presidenta afirmou que a participação social é o exercício da capacidade do povo de agir para a transformação do país. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, também participou do encontro e reforçou a importância das políticas inclusivas para o desenvolvimento do Nordeste. 

Dilma - Roberto Stuckert Filho/PR

Diante do público de mil pessoas em Teresina, Dilma destacou que as políticas públicas discutidas na plataforma criam oportunidades iguais para todos os brasileiros, e que com isso o governo, em parceria com a sociedade, pode transformar o país.

“Qual é o papel do governo? O papel do governo é criar condições e oportunidades. Qual é o papel dos jovens e de todos aqueles que vão encarar a oportunidade? É o esforço. E das famílias? É o apoio. Então, quando todos agimos em conjunto, somos capazes de transformar o país”, disse.

O Dialoga Brasil, lançado em julho, é uma plataforma de participação social do governo na internet. Nela, o cidadão pode propor políticas públicas, compartilhar sua proposta nas mídias sociais, votar ou apoiar ideias para ações do governo federal, além de conhecer os principais programas do governo. O encontro no Piauí é o sexto realizado pelo governo para divulgar a plataforma, sendo o quinto no Nordeste.

A plataforma Dialoga Brasil apresenta 14 temas e 80 programas prioritários do governo federal para que a população proponha
melhorias nas políticas públicas e na vida dos brasileiros e brasileiras.

Cidania e democracia 

“Cidadania é também o direito da população indígena, é o direito da população negra, os quilombolas, e é também o direito das mulheres viverem sem violência, e o LGBT também. Nós somos pessoas democráticas. Esse país é um país democrático. Nós não podemos aceitar e nunca aceitamos nesse país a intolerância. Nós somos capazes de viver aqui de forma a gente respeite”, afirmou.

A presidenta, em seu discurso, elogiou o desenvolvimento econômico e social do Piauí citando o investimento em parque eólicos. “Eu tenho certeza que o desenvolvimento do Piauí vai dar muito orgulho para todos os brasileiros. Daí porque eu saúdo essa iniciativa de se construir parques eólicos, considerando que aqui temos ventos muito bons. Antes os ventos não traziam grandes coisas e levavam muita coisa. Agora, os ventos estão trazendo dinheiro”, conclui.

Tereza Campello destaca a importância das políticas sociais no Nordeste no combate à seca e a fome

“Hoje o Brasil é outro país porque o governo construiu políticas públicas que permitem que a população consiga conviver com a seca”, afirmou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que também participou da sexta edição do Dialoga Brasil, no Piauí.

Para a ministra, políticas como o Bolsa Família, o programa de cisternas e o seguro Safra têm permitido que o povo nordestino resista e não abandone suas terras em direção às grandes cidades do país – como fazia no passado – apesar da forte seca que atinge o Nordeste nos últimos anos.

“Muita gente dizia que a pobreza do Nordeste tinha a ver com a seca. Hoje nós estamos vivendo uma seca muito intensa aqui no estado (Piauí), que atinge uma parte grande da área rural e nós não temos aquelas cenas que a gente tinha antes: os retirantes, o povo em saques, desesperado, abandonando sua terra. Hoje o Brasil é outro apesar da seca. Porque nós estamos conseguindo, não combater a seca – que é um fenômeno da natureza – mas construir políticas públicas que garantam que a gente conviva com o Semiárido e garanta que a população do meio rural fique na sua terra e que as populações nas cidades tenham sua pobreza aliviada”, defendeu.

E nesse sentido, citou números como o das 17 milhões de crianças de 6 a 17 anos, beneficiadas pelo Bolsa Família e que hoje não estão no trabalho infantil para estar na escola – 500 mil delas só no Piauí – recebendo, inclusive, assistência médica.

Obras da Transnordestina 

Em visita às obras da Transnordestina durante a manhã desta sexta-feira (11), no município de Paulistana, que também contou com a presença do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, a presidenta destacou a importância da conclusão da ferrovia. “Quero voltar ao Piauí para entregar esse trecho até 2016”, disse Dilma após percorrer cerca de um quilômetro no canteiro de obras e acompanhar os operários fazendo a colocação de dormentes nos trilhos.


Dilma visita obras da Transnordestina (Foto: G1)

Encontro com empresários 

No último compromisso de sua agenda no Piauí, a presidenta Dilma se reuniu com empresários piauienses. No encontro, o governo apresenta programas do setor que beneficiam o setor produtivo nas áreas de infraestrutura, logística e produção agrícola.