São João pode movimentar turismo e economia no país

Vinte dos principais nomes do forró tradicional nordestino se reuniram na quarta-feira (17) com parlamentares e gestores públicos para pedir empenho no fortalecimento do São João. Uma das reivindicações é que o dia, comemorado em 24 de junho, se torne feriado nacional.

São joão pode movimentar turismo

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, se comprometeu em buscar recursos para apoiar o evento e transformá-lo em uma celebração nacional. Além disso, de acordo com a Pasta, está prevista a realização de uma pesquisa para medir o impacto econômico e ajudar na divulgação desta tradição brasileira nos mercados nacional e internacional.

"Vamos tentar usar a Olimpíada para mostrar ao mundo o nosso São João, pois estamos falando de uma manifestação cultural que tem muito potencial para atrair os estrangeiros", defende o ministro. A ideia é levar atrações típicas das festas juninas para a Casa Brasil, espaço dedicado à promoção do país nos jogos olímpicos.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que já presidiu a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, participou do encontro e defendeu recursos para a festa. “Precisamos constituir junto à Comissão Mista de Orçamento da Câmara uma proposta de emenda padronizada para o São João, senão em muitos lugares a festa vai morrer de inanição, pois os prefeitos não têm recursos extras para destinar à festa.”

Henrique Eduardo Alves disse irá articular com o governo federal a liberação da emenda da Comissão de Turismo, no valor de R$ 13 milhões, para apoio às festas de São João.

Nacionalização do feriado

Os artistas argumentam que, enquanto festas como o Carnaval têm seus principais eventos concentrados em algumas capitais brasileiras, o São João está mais presente nas pequenas cidades do interior. Com a nacionalização do feriado, os forrozeiros esperam que os governos de regiões com tradição mais tímida de festas juninas passem a investir mais na data.

“Existe uma dificuldade do trabalhador de outras regiões que não o Nordeste em participar da festa”, diz o cantor baiano Adelmario Coelho, que lidera o movimento São João – Um Novo Produto do Turismo Cultural para Unir o Brasil.

Uma das queixas apresentadas pelos músicos é a descaracterização das festas juninas. Segundo os artistas, atualmente, a maior parte do dinheiro investido no São João é destinada às bandas com músicas de apelo sexual, muitas vezes de objetificação da mulher. “Poucos controlam [os patrocínios], inclusive com conteúdo machista, e nós não podemos fortalecer isso com dinheiro público”, reclama Adelmario Coelho.

Compromisso

Para chamar a atenção da população brasileira, da mídia e de possíveis patrocinadores, Henrique Eduardo Alves se comprometeu em promover em Brasília, no mês de maio, uma festa de São João com atrações de diversos estados. O ministro deve propor ainda a realização de uma sessão no Congresso sobre o tema.

“Se eles fizerem metade do que dizem, já saímos daqui vitoriosos”, comenta o cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, antigo parceiro de Luiz Gonzaga e um dos artistas mais reverenciados do forró.