Malhação Judas no Cariri cearense terá crítica social e política

A Festa Popular da Malhação do Judas, realizada pela Sociedade Cariri das Artes e Cia. Brasileira de Teatro Brincante, é uma das mais significativas ações de resgate, preservação e desenvolvimento da cultura tradicional popular.

Festa do Judas Cariri Ceará

Sua 16ª edição continuará uma tradição secular, aqui desde o surgimento da civilização nordestina e brasileira, que herdou dos povos primitivos e medievais os ritos, festas e cerimônias de caráter “sacro-profano”.

É a reconstrução de imagens que contribuirão para o resgate e fortalecimento da memória histórico-cultural do nosso povo.

Seguindo na consolidação do caráter democrático de promover amplo debate sobre questões importantes da vida do povo, o Colégio Eleitoral do Judas 2016 indicou a lista de candidatos, que será submetida a votação pública no período de 20 de fevereiro a 12 de março de 2016, com urnas espalhadas em vários pontos da cidade do Crato e da região do Cariri, além de enquete nas redes sociais.

Lista dos candidatos indicados para a escolha popular do Judas 2016

O Exterminador de Escolas – Referência a gestores públicos que, não valorizando a educação como direito fundamental de todo o povo, fecham escolas e promovem o sucateamento do sistema de ensino.

Deputado Eduardo Cunha – Presidente da Câmara Federal envolvido em crimes de corrupção, formação de quadrilha, contas no exterior com lavagem de dinheiro e milionárias propinas.

Aedes Aegyptis – É uma das espécies de mosquito mais difundidas no planeta e atualmente uma das maiores ameaças à saúde dos brasileiros. Aqui é conhecido como mosquito da Dengue – e mais recentemente, também da Zika e Chikungunya. Recentemente relacionado à Microcefalia, é combatido no país desde o início do século passado, tendo os esforços intensificados neste início de ano pelo governo federal.

Homos Corruptus – Presente em todas as instâncias da vida nacional, é o elemento motivador e beneficiário das práticas de corrupção nos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Madame Violencina Insegurantis  – Alegoria que remete ao clamor da população junto aos órgãos competentes para que implementem medidas eficazes de combate à violência e promovam a segurança em todos os segmentos da sociedade.

Do Vermelho-Ceará, com informações da Sociedade Cariri das Artes e Cia. Brasileira de Teatro Brincante