Famílias lutam contra a reintegração de posse em São Paulo

Uma manifestação contrária à reintegração de posse de um terreno na Vila São José ocorreu na manhã desta terça-feira (23) pelas ruas da zona sul da capital paulista. Os moradores da Plínio resiste eram da ocupação Plínio de Arruda Sampaio e foram despejados em 13 de julho do ano passado. 

Famílias lutam contra a reintegração de posse em São Paulo

A Ocupação Plínio Resiste, coordenada pelo movimento Nós da Sul, se integrou a outros movimentos pela reforma agrária, como o MTST. Bruno Gonçalves, professor e coordenador do Nós da Sul, diz que na região do Grajaú está crescendo o número de ocupações de terra. 

Ele também informou que pretende se reunir também com representantes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para pleitear um financiamento pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. O proprietário do terreno também será convidado a participar das reuniões.

“Queremos uma proposta de construção de moradia popular para essa área que está destinada por lei para isso. Estamos fazendo essa pressão aqui para abrir o canal de negociação com a prefeitura”, disse Bruno.

O terreno da ocupação, no Jardim Alpino, está em uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis) e foi decretada de utilidade pública. A área é propriedade particular e a reintegração de posse tem prazo máximo até 10 de Março.

“Temos uma reunião quinta-feira (25) no 50º Batalhão da Polícia Militar, às 10h, para discutir a reintegração. Nós vamos resistir, mas não vamos para o embate”, disse Leanir José da Costa, outro coordenador do movimento.

As cerca de 200 famílias vivem há 7 meses no terreno ocupado. No total, 700 famílias estão cadastradas pelo movimento aguardando oportunidade de mudarem-se para a ocupação. “Aquele terreno estava abandonado há mais de 40 anos”, disse Bruno.