BNDES reduz custo do crédito para infraestrutura

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está promovendo ajustes em suas taxas e níveis de participação em linhas de financiamento, com o objetivo de melhorar as condições de apoio a projetos de infraestrutura, incluindo os da segunda fase do Programa de Investimentos em Logística (PIL).

BNDES incentiva investimento em infraestrutura

A instituição financeira aumentou sua participação máxima nos financiamentos e ampliou a parcela da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) das linhas que contam com custo misto (TJLP/custo de mercado). As novas medidas representam uma redução efetiva do custo para o tomador do financiamento de até 2 pontos percentuais.

O BNDES também manteve instrumentos de estímulo à emissão de debêntures (títulos de renda fixa emitidos por uma empresa como forma de captar recursos) como forma de complementar as fontes de recursos de um projeto e estimular o mercado de capitais. As novas regras já incidirão sobre os projetos de concessão da segunda etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL 2).

As condições de crédito para rodovias, portos e aeroportos foram melhoradas. Os financiamentos do BNDES a projetos de concessão de rodovias (no primeiro ciclo de investimentos) e de portos, por exemplo, contarão com participação de até 49% em TJLP na composição total do crédito (que inclui também parcela em condições de mercado).

A condição de financiamento do BNDES poderá ser ainda melhorada por meio da emissão de debêntures de infraestrutura. Se for adotada pelo menos 10% de debêntures, a participação em TJLP no financiamento total para esses modais crescerá na mesma proporção, para até 59%.