Bancada Comunista recebe a deputada Professora Marcivânia

Deputada federal pelo Amapá deixa PT e filia-se ao PCdoB. A parlamentar garante a continuidade do trabalho desenvolvido em favor da educação, da luta pela democracia e de mais espaço para as mulheres.

Por Iberê Lopes

Professora Marcivania

Ao anunciar o ingresso no PCdoB nesta semana, a deputada Professora Marcivânia (AP) garantiu: “Vou continuar a caminhada, minha vida pública e a perseguição dos meus sonhos políticos no PCdoB. Continuarei no novo partido a defender o desenvolvimento sustentável da Amazônia.”

Segundo a presidente nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE), a nova correligionária é uma liderança política importante do Amapá. “É uma grande conquista para o nosso partido. Ela tem uma história própria dentro do seu estado, que vai agregar muito no debate de ideias. É aguerrida, mais uma mulher na nossa Bancada, que se caracteriza por ser uma das mais femininas do Congresso. É uma pessoa com muito espírito de partido,” afirma Luciana Santos.

Nascida em Santana (AP), a professora Marcivânia do Socorro Rocha Flexa tem trajetória semelhante a de muitas mulheres que precisam garantir a sobrevivência da família. A deputada ingressa no PCdoB trazendo sua experiência de luta para a valorização da educação e investimentos no desenvolvimento amazonense.

As dificuldades enfrentadas pela parlamentar na infância e adolescência foram transformadas em engajamento para mudar a realidade. “Lembro que eu não tive a oportunidade de ter festa de 15 anos e não pude ir à festa da minha melhor amiga, à época, porque não tinha roupa e sapato. O que eu tinha me bastava: que era o amor da minha família, dos meus pais”, recorda.

Como gestora, foi secretária de Assistência Social do município de Santana. Já como professora do Ensino Médio, a servidora pública começou a participar das lutas da categoria. Por sua trajetória no ensino, a valorização da categoria e a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade são bandeiras permanentes da parlamentar. Reconhecendo os avanços obtidos nos últimos anos, ela destaca a “necessidade de ampliação do acesso e mais investimentos nos programas do governo federal."

Mudanças políticas que priorizem mais espaço de poder para as mulheres são também tema constante de iniciativas e discursos da deputada. “Espero que a reforma política garanta igualdade de condições entre homens e mulheres nas disputas eleitorais, inclusive com a adoção do financiamento público de campanha," defende.

E completa que continuará a lutar por projetos importantes de seu mandato. “Aos que votaram em mim, não tenham nenhuma dúvida disso. Agradeço a acolhida calorosa que recebi no PCdoB. Uma nova caminhada começa tomada pelo entusiasmo, pelo otimismo e pela aposta no Brasil, no Amapá e no bem-estar do seu povo," relata.