TSE confirma: PCdoB é o maior partido no Amazonas

Na última semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma lista atualizada dos números de filiados de cada partido no estado do Amazonas e confirmou que o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) tem o maior número de filiados da região. Deixando para trás os partidos com maior número de filiados do país, como PMDB, PT e PSDB, o PCdoB no Amazonas é o maior e conta com um total de 23.329 filiações.

Direção do PCdoB no Amazonas

Em 2º lugar em número de filiações vem o PSC, com um total de 18.934 membros. Em 3º lugar, o PT, com 17.267 filiados, ocupando o 4º lugar, vem o PMDB, com 14.746 filiados. Na 5ª posição, está o PSDB, com 12.500 filiações.

Somente neste ano, o PCdoB cresceu com 267 filiações e perdeu 53 filiados. Segundo dados da Justiça Eleitoral.

O partido no estado conta com uma senadora com atuação destacada, Vanessa Grazziotin, a única representante do PCdoB no Senado Federal.

O presidente do partido no estado (licenciado), Eron Bezerra ressaltou que "o PCdoB já tem, há muitos anos, o maior número de filiados no Amazonas por conta de uma política permanente em defesa dos trabalhadores, da juventude, ou seja, uma militância continuada. O PCdoB não faz política apenas em época de campanha eleitoral, nós fazemos política, no bom sentido, 24 horas por dia”, avaliou.

O secretário de organização do PCdoB, Edilon Queiroz, explicou que o partido elegeu 22 vereadores no último pleito, e hoje conta com 18 parlamentares em todo o estado. Segundo ele, o partido perdeu dois vereadores de Manacapuru, dois de Ipixuna, dois em Apuí e um do Careiro. Entretanto, ele explicou que outros dois migraram para o partido, o que deixou a sigla com 18 vereadores.

Ainda de acordo com Edilon, um prefeito do interior chegou a migrar para o PCdoB, mas em seguida saiu. “Esse prefeito migrou e quatro dias depois saiu, isso, sem prestar qualquer esclarecimento”, disse.

No Amazonas, de acordo com o TSE, há 205,9 mil militantes e 34 partidos.

Nova vice

No último domingo (1º/5), a direção do PCdoB no Amazonas elegeu sua nova vice-presidenta. A militante do movimento feminista, Vanja Andrea foi eleita para o cargo.