PCdoB-Foz do Iguaçu debate conjuntura na 1ª plenária de filiados

O Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil em Foz do Iguaçu realizou na manhã do último sábado (14) sua primeira Plenária Municipal de Filiados desta gestão. A atividade que reuniu cerca de 50 participantes ocorreu no Hotel Foz do Iguaçu e discutiu as conjunturas internacional, nacional, estadual e municipal. A Plenária foi dividida em dois momentos.

Plenária de Filiados Foz do Iguaçu

Na primeira parte foram tratadas as conjunturas internacional, nacional e estadual. O camarada Gilson Garcia, do Senge-PR e membro da Comissão Política Municipal, desenvolveu um recorte histórico traçando um paralelo entre a campanha do Petróleo é Nosso e agora do Pré-sal é Nosso.

Lembrou as manifestações reacionárias e o ódio de classes daquela época. Pontuou as necessidades de crescimento lucrativo do sistema capitalista. Lembrou que o congresso nacional eleito é um dos mais conservadores e chamou todos para a rua para barrar o golpe em curso.

As demais intervenções a respeito deste tema trataram da falta de representatividade da sociedade brasileira no atual governo, extinção de pastas importantes como o MinC, nomeações ministeriais, ódio de classes, perda dos direitos conquistados, ações golpistas para fabricar uma cortina de fumaça para escamotear o estrago e retrocesso para as mulheres, negros, lgbt e outros. Trataram ainda da fragilidade dos movimentos sociais e da necessidade de novas estratégias para se retomar a base e lutar ainda por um plebiscito para novas eleições.

Na segunda parte foi tratada a conjuntura municipal. O camarada Nilton Bobato, vereador e membro do Pleno Estadual, discorreu sobre a péssima atuação do atual governo Reni Pereira destacando pontos como a gestão terceirizada e privatizada com arrombo nas contas públicas. Disse ainda que o projeto prioritário do Partido sempre foi fortalecer a oposição lançando um candidato único, porém alguns aliados se contradisseram e buscaram novos caminhos.

As outras contribuições foram no sentido de que a tática da criação do Bloco de Oposição se mostrou acertada, prova disso é o fortalecimento do papel da oposição na Câmara Municipal de Vereadores. Para a maioria dos presentes, a prioridade deve ser a manutenção ou mesmo ampliação do mandato comunista na Casa de Leis e destacou-se a importância das alianças para se alcançar este objetivo, embora devamos tomar alguns cuidados com as composições. Ainda se tratou da necessidade de retomar o trabalho com as bases incentivando um maior diálogo e debate de ideias para fortalecer o Partido.