PCdoB de João Pessoa reafirma apoio à reeleição de Luciano Cartaxo

A direção municipal do PCdoB de João Pessoa reuniu-se no início desta semana para avaliar o quadro da disputa municipal e reafirmou seu apoio político e administrativo ao prefeito Luciano Cartaxo mesmo após a indicação do deputado Manuel Jr (PMDB) como vice da chapa. O partido discorda da indicação e manterá um posicionamento independente. 

Luciano Cartaxo PB

Em nota divulgada após a reunião, o comitê municipal do PCdoB afirma que manterá a aliança com o atual prefeito construída desde a disputa estadual de 2014 e a disposição de continuar na administração municipal tendo em vista “contribuir com gestões voltadas para atender as necessidades populares e por cidades mais humanas”. O partido, no entanto, discorda da indicação do deputado Manuel Jr (PMDB) como integrante da chapa majoritória em função de sua atuação para derrubar a presidenta Dilma Rousseff. Diante dessa situação os comunistas de João Pessoa demarcarão seu posicionamento exercendo sua independência política.

Leia abaixo a nota do PCdoB de João Pessoa:


O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil, reunido no dia 01 de agosto de 2016, com a presença do presidente estadual, após ouvir sua direção nacional e considerando a opinião de sua chapa de vereadores, firmou o entendimento a seguir em relação à disputa eleitoral na cidade de João Pessoa:

O PCdoB mantém aliança política e apoio administrativo com o prefeito Luciano Cartaxo, desde a aglutinação de forças do campo de esquerda e democrático para a disputa do governo do Estado em 2014 que tornou vitoriosa a reeleição de Ricardo Coutinho. Integra a administração municipal sempre na linha nacional adotada pelo Partido de contribuir com gestões voltadas para atender as necessidades populares e por cidades mais humanas. Pesou também nesta decisão, a trajetória política do Prefeito, que iniciou sua militância em nossos quadros.

Concomitantemente, o PCdoB municipal, buscou a linha de frente de combate à trama golpista que, no plano nacional se movia para retirar do governo a Presidente Dilma, sufocar a democracia e implementar uma agenda neoliberal de retirada de direitos dos trabalhadores e fim das políticas sociais. Nesta empreitada, denunciamos com firmeza os agentes políticos envolvidos, especialmente o ex-presidente da Câmara e sua “entourage”, que envolve o deputado Manoel Jr.

Neste sentido, o Comitê Municipal do PCdoB, analisou a indicação feita pelo PMDB e aceita majoritariamente pela aliança que defende a reeleição do Prefeito Luciano Cartaxo e decidiu:

I – Pelas razões inicialmente expostas, manter o apoio à reeleição do Prefeito Luciano Cartaxo e à sua administração;

II – Externar sua discordância com o nome indicado para vice-prefeito;

III – Colocar-se no direito de adotar medidas, mesmo no curso da campanha, no sentido de demarcar este posicionamento, exercendo sua independência política;

IV – Tornar público que o Partido e sua militância continuarão com toda determinação a travar a luta contra o golpismo e em defesa da democracia para derrotar o impechment ilegítimo.

Por último, O Comitê Municipal conclama todos os militantes a permanecerem mobilizados, empreendendo a luta contra o golpe e na defesa do projeto político do PCdoB, garantindo a ampliação e fortalecimento da presença dos comunistas na cena política municipal .

João Pessoa, 02 de agosto de 2016.

O Comitê Municipal de João Pessoa.