Candidatas comunistas se lançam à disputa na Câmara Municipal 

Encontro do PCdoB discute o papel da luta pela emancipação da mulher na campanha eleitoral

Encontro - PCdoB MS

Organizado pela direção estadual do PCdoB-MS, o Encontro de Candidatas e Militantes Comunistas em Campo Grande, ocorrido ontem, 13/08, destacou o lançamento de quatro candidaturas femininas à Câmara Municipal, na coligação "Campo Grande é do Povo" – PT/PCdoB à prefeitura da capital sul-mato-grossense.

A plataforma "Agenda de Políticas Municipais para as Mulheres", da Secretaria Nacional da Mulher PCdoB, foi a base da discussão, com a participação feminina na gestão do espaço urbano. A presidenta do PCdoB Campo Grande, Iara Gutierrez Cuellar, reforçou o projeto do partido na cidade: eleger vereadoras e vereadores comprometidos com uma cidade inclusiva e humanizada, capaz de contemplar as reivindicações e necessidades das mulheres e da população.

Intervir concretamente na cidade

Na abertura o evento, o presidente estadual do PCdoB-MS, Mario Fonseca, candidato a vice-prefeito na Coligação "Campo Grande é do Povo", ressaltou o debate qualificado da reunião, "trazendo à tona a história da luta das mulheres, conectada às necessidades do momento atual da luta feminista, de forma a intervir concretamente na realidade, na vida das mulheres na cidade".

Do debate também participou a presidenta do PT de Campo Grande, Maria Rosana Gama, que ressaltou: "Nossa coligação é dirigida por duas mulheres, duas presidentas de partidos, o que alça a nossa participação a um patamar mais elevado na política." No evento, os temas em debate foram cidades com políticas públicas para as mulheres; caráter estratégico da emancipação da mulher e questões práticas, como a campanha das candidatas, com planejamento e metas.

Memória e resistência

No encontro das mulheres comunistas, foi feita uma homenagem à militante Elza Fonseca, resistente na luta contra a ditadura militar e da redemocratização do país. Na ocasião, Elza doou às mulheres comunistas o livro "Os Dragões da Resistência", de Aglaete Nunes Martins, advogada, comunista e militante feminista no Rio de Janeiro.

Em seu emocionado pronunciamento, Elza Fonseca, hoje aos 70 anos, relatou o que viveu nos tempos da ditadura militar e fez um veemente chamado às novas gerações: "Não quero que vocês vivam o que eu vivi, as torturas, as mortes, o sofrimento. Não quero que vocês, jovens, vejam e sintam a fome, a miséria e a opressão que nós sentimos, nos anos da repressão e também nos do neoliberalismo. Nós conquistamos a democracia, vamos defendê-la."