Senadora anuncia medida judiciais contra agressão de golpista

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) divulgou nota oficial para esclarecer sobre o episódio ocorrido durante seu desembarque em Curitiba de um voo que saiu de Brasília às 22h05 na última quarta-feira (31). Na ocasião a senadora foi agredida pelo advogado Paulo Demchuk, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL). 

Senadora anuncia medida judiciais contra agressão ocorrida em voo

“Em relação ao ocorrido no Aeroporto Afonso Pena de Curitiba, na última quarta-feira (31), quando no desembarque do voo JJ 3151 da Latam, que saiu de Brasília às 22h05, quando a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foi agredida por um passageiro que estava no mesmo voo, a parlamentar esclareceu que registrou a ocorrência na Polícia Legislativa do Senado e que vai tomar todas as providências diante das autoridades da capital paranaense. Ela ainda comunicou que vai adotar todas as medidas judiciais cabíveis”, diz a nota.

No momento do desembarque, a senadora foi hostilizada por um grupo favorável ao golpe contra a presidenta eleita Dilma Rousseff. Ao ser xingada, Vanessa começou a filmar quando o homem avançou contra a ela para tomar-lhe o telefone celular. Depois do tumulto, o agerssor foi levado para uma sala da Polícia Federal.

A Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) enviou nesta sexta-feira (2) posicionamento se opondo à “hostilidade violenta” do advogado contra a senadora. “A OAB-PR se opõe ao radicalismo e a hostilidade violenta em qualquer circunstância”, afirma.

O advogado Daniel Godoy, membro da Comissão Estadual da Verdade, discorda da interpretação de Paulo Denchuk de que “hostilizar” faz parte da liberdade de expressão. Godoy afirma que ninguém pode passar por situações de hostilidade, mesmo que seja uma pessoa pública, e que ela tinha o direito de gravar a situação.