Janio de Freitas: As estranhas diferenças nos números das pesquisas

O jornalista Janio de Freitas, em sua coluna desta quinta-feira (29) na Folha de S. Paulo, observa as diferenças entre as pesquisas de intenção de voto da Datafolha e do Ibope nas eleições municipais na cidade do Rio de Janeiro.

Pesquisa Ibope TV GLOBO - Reprodução/TV Globo

“Pesquisas Datafolha: entre a de 21 e a de 26 de setembro, o líder Marcelo Crivella cai de 31% para 29%. Pesquisas Ibope, fechadas em 13 e 25 de setembro: o líder Marcelo Crivella sobe de 31% para 35%. Apenas 24 horas entre os fechamentos e, no entanto, tendências opostas com seis pontos de diferença (ou cerca de 20%)”, disse Janio, que acrescentou que nos demais candidatos, curiosamente, os resultados das duas pesquisas foram iguais ou vizinhos.

Analisando os números, chegamos à conclusão de que ou um dos institutos de pesquisa está errado, ou haverá mais surpresas à frente.

Segundo o Ibope, Crivella lidera, mas o segundo lugar segue com empate técnico entre os candidatos: Pedro Paulo, (PMDB), com 11% das intenções de voto; Marcelo Freixo (PSol), com 10%; Índio da Costa (PSD), 8%; Jandira Feghali (PCdoB) e Flávio Bolsonaro (PSC), com 7%.

Brancos e nulos, segundo o instituto, somaram 14% nesta pesquisa. Na última pesquisa, esses eram 16%.

Quatro por cento dos entrevistados não souberam ou não opinaram. Antes, esses eram 3%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. Neste quarto levantamento, o Ibope ouviu 1.204 eleitores entre os dias 26 e 28 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo RJ-03256/2016.