Luciana Santos disputará segundo turno em Olinda

 Em Olinda (PE), cerca de 260 mil eleitores irão às urnas neste domingo (2), em uma eleição que possui nove candidatos na disputa. Diante de tal pulverização, o segundo turno era esperado desde o início da campanha. Às vésperas do pleito, a dúvida que permanece é sobre quem enfrentará, no dia 30 de outubro, a ex-prefeita e deputada federal Luciana Santos (PCdoB), que lidera todas as pesquisas. Brigam pelo segundo lugar Antônio Campos (PSB), Izabel Urquiza (PSDB) e Professor Lupécio (SD).

Luciana mantém liderança na corrida eleitoral em Olinda - Divulgação

Na última sondagem, divulgada no dia 17 deste mês pelo Ipespe, Luciana Santos (PCdoB) tinha 23% das intenções de votos. Em seguida, aparecia Antônio Campos (PSB) com 16%. Logo atrás, em empate técnico, vinha Izabel Urquiza (PSDB), que somou 15%. Professor Lupécio figurava com 10%.

Na cidade governada pelo PCdoB por quase 16 anos consecutivos, a gestão de Luciana – presidenta nacional do partido – foi aprovada pela população de 380 mil habitantes (dados do Censo 2010). Tanto é assim que ela conseguiu eleger seu sucessor, Renildo Calheiros, em 2008 e 2012.

Antonio Campos é neto de Miguel Arraes e irmão de Eduardo Campos – ambos ex-governadores – e disputa pela primeira vez um cargo público. Já Izabel Urquisa, filha da ex-prefeita de Olinda Jacilda Urquisa e do ex-deputado estadual Hélio Urquisa, ficou em segundo lugar na eleição de 2012. Lupécio, por sua vez, foi vereador por dois mandatos e elegeu-se deputado estadual em 2014. Pela primeira vez concorre a cargo majoritário.

Outros dois deputados disputam a Prefeitura de Olinda. No quarto mandato na Assembleia, a professora Teresa Leitão (PT) aparecia na pesquisa com 3%, enquanto o empresário Ricardo Costa (PMDB), que está na primeira legislatura, somava com 2%. O advogado Jesualdo Campos (PSOL) tinha 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos representaram 15% na pesquisa. Não sabiam ou não responderam totalizam 14%.