Flávio Dino:  Resultado das eleições confirma fim da "era Sarney"

Ao comentar o resultado das eleições municipais, o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) confirmam o fim da hegemonia da família e do grupo político do ex-presidente José Sarney (PMDB) no estado. A oposição ao PMDB maranhense conquistou 150 dos 217 municípios do Estado no primeiro turno. Quatro anos atrás, foram apenas 17. Somente o PCdoB, saltou de 4 prefeituras para 46.

Flavio Dino - Reprodução

"De um modo geral, quando olhamos os partidos no nosso campo, nós tivemos vitórias importantes não só no sentido quantitativo, mas também quantitativo. Nós ganhamos nas maiores cidades, vamos para o segundo turno na capital", afirmou o governador em entrevista ao Estadão.

Pelas redes sociais, Flávio Dino destacou ainda que, "com o maior número de prefeituras do Estado, 46 ao todo, o PCdoB amplia suas responsabilidades no Maranhão".

"A tendência que nos levou ao governo do Estado em 2014 permanece forte. Busca de mudanças e gestões com mais resultados para o povo. Passada a eleição, conclamo todos os prefeitos para uma grande união em favor de mais serviços públicos de qualidade para população", enfatizou.

Sobre o plano nacional, o governador maranhense apontou três pontos que considerada preocupante: 1) povo distante da política, levando à grande abstenção e ao êxito de supostos "não políticos"; 2) Crime organizado disputando espaços na e com a política, de várias formas, inclusive com uso aberto de violência; e 3) enfraquecimento da esquerda, que voltou ao tamanho de 1985, com uma diferença essencial: lá, curva ascendente, agora descendente.

"Contudo, penso que são marcas conjunturais, e não estruturais. Com ação consciente e determinada, tudo muda rapidamente", reforçou Flávio Dino.

Esta foi a primeira eleição após a saída da família Sarney do governo do Maranhão, em 2014, quando Dino venceu a disputa e colocou fim em um ciclo de quase 50 anos de poder no Estado do grupo político do ex-presidente.