Trabalhadores dos transportes iniciam "novembro de protestos"

Os trabalhadores dos transportes realizam no dia 8 de novembro Plenária Nacional dos Transportes, na quadra do Sindicato dos bancários, em São Paulo, em preparação para o Dia Nacional de Greve, no dia 11. Na ocasião, sindicatos vinculados às principais centrais de trabalhadores vão definir o formato da participação da categoria nas paralisações que acontecerão pelo Brasil.

Contra PEC 241 CTB

“Metroviários, ferroviários, motoristas, entre outras categorias, são fundamentais para o sucesso da mobilização, só assim podemos parar o País contra esses ataques aos direitos trabalhistas”, afirmou o metroviário Onofre Gonçalves, presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em São Paulo (CTB-SP).

Os protestos dos trabalhadores denunciam as reformas trabalhista e previdenciária e a Proposta de Emenda Constitucional 55 que congela por 20 anos recursos para saúde, educação e assistência social. A atual PEC 55, que tramita no Senado,foi aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados sob o número 241.


Imprensa manipuladora

As manifestações denunciam os prejuízos das medidas de Temer, blindado pela imprensa. Na opinião de Onofre a grande mídia confunde a opinião pública ao publicar informações tendenciosas. Para ele, os grandes grupos de comunicação cumpre mais uma vez o papel histórico de porta-voz das classes dominantes no Brasil.

“O discurso é o mesmo de sempre, de que é preciso mudar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, flexibilizar ou extinguir direitos trabalhistas”, exemplificou Onofre.

Povo excluído

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestre (CNTTT), Omar José Gomes afirmou que as privatizações pregadas pelo governo Temer vão ao encontro dos interesses dos carteis empresariais internacionais.

“Com isso, os agrupamentos econômicos crescem, assumem papel de domínio sob o Estado e a importância da maioria da população decresce vertiginosamente. Não podemos concordar com esses retrocessos”, analisou Omar.

Agenda de lutas

Para Adilson Araújo, presidente da CTB nacional a plenária do dia 8 de novembro dará início a um novembro de lutas. “Os trabalhadores e trabalhadoras do setor de transporte sabem o que está em jogo caso a PEC 241, agora a PEC 55 no Senado, apelidada de PEC do Fim do Mundo; a reforma da Previdência e a Trabalhista sejam aprovadas no Congresso Nacional”, alertou o sindicalista.

Nesta quinta-feira (3), as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo divulgaram convocatória para o dia 11 de novembro enfatizando a importância da participação dos trabalhadores dos transportes. “É fundamental a discussão e a construção da paralisação em todos os sindicatos, mas em particular com aqueles do ramo dos transportes, cujo os trabalhadores/as são responsáveis por viabilizar a chegada da maioria dos trabalhadores/as aos seus locais de trabalho”.

Greve nacional

O debate sobre a necessidade de uma greve nacional ganha espaço entre os movimentos social e sindical. A nota das frentes reitera que o alcance das paralisações de novembro serão um recado para o governo Temer de que o povo não aceitará calado a violação de direitos e vai demonstrar a indignação através de uma paralisação nacional. 

SERVIÇO – Plenária Nacional do Transporte

Dia: 8 de novembro
Hotra: às 10h
Local: Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192 – metrô Sé – Centro de São Paulo)