Recife lança Plano para reduzir emissão de gases poluentes 

Adaptação é uma das palavras-chave quando se fala nas possibilidades existentes para reduzir os efeitos das mudanças climáticas. Pensando nisso, foi lançado ontem o Plano Municipal de Redução de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), que sugere uma série de ações a serem implantadas no Recife para diminuir a emissão de gases poluentes e, consequentemente, os efeitos do aquecimento global no município.  

Recife lança Plano para reduzir emissão de gases poluentes - UOL

“A cidade do Recife já está vivendo as consequências das mudanças climáticas, o que precisamos é nos preparar para o que pode acontecer. Isso envolve a sobrevivência da humanidade, se não começarmos a nos adaptar, o planeta pode entrar em colapso”, afirma Inamara Mélo, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade da capital pernambucana.

O plano foi criado com base na quantidade de gases poluentes que o Recife emite em quatro setores estratégicos: transporte e mobilidade urbana,resíduos e saneamento, energia e desenvolvimento urbano sustentável. “Temos três inventários que apontam os setores da economia que mais emitem este tipo de gás. Com o plano, podemos adotar medidas para reduzi-las”, esclarece a secretária.

O setor de transporte é responsável pela maior quantidade emissão. No último inventá- rio, feito nos anos de 2014 e 2015, a energia elétrica aparece em segundo lugar e o setor de resíduos em terceiro.

Em resumo, o plano propõe que população e poder público se unam para preparar a capital pernambucana para outras consequências dessas mudanças. “É importantíssima a adesão da sociedade. Nós podemos dar a estrutura e oferecer propostas de solução, mas sem essa adesão, nada vai funcionar. Medidas simples como o ato de priorizar o uso de bicicletas e transportes compartilhados/públicos; garantir a manutenção das áreas verdes da cidade, sejam públicas ou privadas; e investir num padrão de consumo mais consciente no dia a dia já demonstram grande comprometimento das pessoas”, completa Inamara Mélo.

Fonte: Jornal do Commercio/Cidades edição do dia 27/12/2016