Opinião: Isso é o capitalismo

Por Euler Ivo Vieira*

O bilionários - BBC Brasil

Aqui essa notícia não se fala da violência das leis, da polícia e dos exércitos necessários para garantir a acumulação de tanta riqueza. Não fala das guerras e matanças anuais de milhões de humanos em todo o mundo, para garantir a exploração sem limites.

Confira matéria: Os 8 bilionários que têm juntos mais dinheiro que a metade mais pobre do mundo

Esse é o sistema capitalista. Esse é o sistema que faz com que 8 indivíduos tenham mais riquezas que 3 bilhões e seiscentos milhões.

A principal marca do sistema capitalista é a concentração da riqueza. Porque?

Esse fato se deve de que o capitalismo e existência do mais elevado sistema da propriedade privada dos meios de produção das riquezas: a quase infinita concentração das terras, indústrias, ciências e tecnologia, transporte, comércio, comunicação etc.

Esse sistema, sua evolução e aceitação mansa e pacífica, foi inventado e desenvolvido pelos seres humanos. Demorou milênios para vermos isso. Pelos seus males, esse sistema já passou da hora de ser destruído.

A maior dificuldade inicial foi compreender isso, ou seja, descobrir de onde nascia tamanha desigualdade entre os seres humanos. Até porque os próprios ricos pagaram rios de dinheiro para desviar durante milênios, a mente das pessoas.

Criaram e disseminaram a fantasia religiosa de que tamanha desigualdade era uma vontade de Deus. Mas a ciência desvendou o segredo.

Agora estamos diante da segunda dificuldade, que é organizar os milhões de explorados oprimidos para levantarem a cabeça, se revoltarem e destruir esse sistema.

Como se faz isso? Desapropriar todos os ricaços do mundo, porque suas riquezas se deve à escravização de bilhões de seres humanos.

E essas propriedades fabulosas e seus sistemas produtivos passarão a ser de todos, serão sociais. As riquezas produzidas por todos serão para todos.

Esse é o futuro sistema socialista proposto pelos comunistas. Essa é nossa luta maior. Esse sistema já surgiu na antiga Rússia e segue existindo e se desenvolvendo na China.

Para se chegar à uma revolta assim nessas dimensões, começará em escala de muitos países e depois de todos países. Isso exige uma organização igualmente mundial. Essa organização tem como força núcleo o partido comunista, que existe em cada país, sempre com a mesma proposta, despertando e conscientizando todas pessoas, preparando para esse grande acontecimento.

Também já está atrasado uma nova formação ou organização mundial, internacional, de todos os comunistas, todos trabalhadores assalariados e povos de todo o mundo, para trabalharem em conjunto, nesse mesmo propósito.

Até que se possa atingir essa meta, os comunistas fazem também outras atividades menores, importantes, mas muito limitadas, que ajudar as lutas e limitadas vitórias populares. Ou eleger uma diretoria de uma associação qualquer ou eleger um vereador ou deputado ou até presidente.

*Euler Ivo Vieira é Secretário de Formação do PCdoB-GO