CTB critica reforma trabalhista de Temer em reunião com ministro

Em duas horas de reunião, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, expôs às lideranças das principais centrais sindicais do país os planos do governo para o mundo do trabalho. O encontro foi na sede do Departamento Intersindical de Estudos Estatísticos e Socioeconômicos (Dieese), nesta sexta-feira (20), em São Paulo, e tratou especificamente da reforma trabalhista.

CTB critica reforma trabalhista de Temer em reunião com ministro - CTB

A CTB estava representada pelo vice-presidente Nivaldo Santana, o secretário-geral, Wagner Gomes, e o diretor executivo Eduardo Navarro.

Um pouco mais cedo, no mesmo local, os dirigentes se reuniram justamente para estabelecer um plano de lutas contra as reformas pretendidas pela gestão de Temer, sobretudo no que diz respeito à Previdência e às mudanças trabalhistas.

Presente na reunião, o vice-presidente da CTB Nivaldo Santana afirmou que as propostas, já conhecidas, fazem parte de uma agenda ultraliberal deste governo, sem qualquer ressonância positiva no movimento sindical.

"A CTB expressou sua contrariedade com as propostas do governo. O que o ministro chama de modernização, para CTB é um eufemismo para a retirada de direitos, que joga nas costas da classe trabalhadora o ônus da crise".

Também foi encaminhado no encontro o pedido para que a reforma trabalhista não tramite no Congresso Nacional em regime de urgência. A solicitação já havia sido feita em conjunto pelas centrais no início desta semana.

"Para a CTB, a participação nestas reuniões é uma forma de explicitar as suas posições e preservar uma opinião independente e crítica", explica Santana.