Troca de experiências marca 5º Fórum de Vereadores do PCdoB no Ceará

Com o intuito de debater, integrar e trocar experiências, a direção estadual do PCdoB-CE realizou, no último sábado (21), em Fortaleza, o 5º Fórum de Vereadores do Partido. O diálogo foi a marca do encontro que teve por objetivo tornar-se ferramenta do PCdoB para contribuir com o êxito dos mandatos. A plenária, que reuniu parlamentares, dirigentes, assessores e gestores do PCdoB, debateu o atual cenário político e o fortalecimento do PCdoB no Ceará.

Troca de experiências marca 5º Fórum de Vereadores do PCdoB

O presidente estadual do PCdoB-CE, Luís Carlos Paes, iniciou o encontro destacando o grande significado do Fórum, principalmente com o novo cenário político nacional, pós-golpe. “Ao mesmo tempo em que queremos trocar ideias, fazemos uma atualização política para unificar nossa posição nesta luta no cenário nacional”.

O dirigente comunista destacou a trajetória do PCdoB, Partido mais antigo do País, com 95 anos de história, que tem o Socialismo por bandeira. “Nossos mandatos devem ter a cara do povo. Temos que pensar nossas ações e projetos de forma que eles atendam aos interesses populares. Principalmente agora, com este governo antinacional e antidemocrático, que desenvolve uma agenda contrária ao povo e aos interesses da nação”, enfatiza.

Paes ressaltou que o papel do vereador é o mais importante dentro do ciclo político. “Vocês foram eleitos nas cidades, que é onde verdadeiramente a vida acontece. Tornaram-se personalidades destacadas em seus municípios e adquiriram condições de fazer muita política, com seriedade e coerência”. Para o comunista, além das questões locais e de demandas pessoais, os mandatos comunistas são meios eficazes de construção de uma política voltada para o povo e devem estar integrados ao Partido. “Os mandatos serão mais fortes se estiverem conectados às nossas principais lideranças, através de nossos coletivos de dirigentes no município. O vereador ajuda o Partido, contribuindo com o fortalecimento e crescimento da legenda nas cidades, e vice-versa, pois a direção municipal pode ajudar o mandato, dando sugestões de forma a resolver os problemas do povo”, acrescenta.

Avaliação política

Acerca do momento político, Paes destacou ser de muita dificuldade não só para os vereadores e seus mandatos, mas para todo o país. Ele ratificou a necessidade da formação como meio para saber se portar, atuar e defender as ações comunistas, e citou o Portal Vermelho e a Revista Princípios como instrumentos importantes de formação política e de atualização.

Ao levantar a relevância de estar atualizado com as questões políticas, Paes abordou a recente posse e o discurso do presidente Donald Trump, nos Estados Unidos. Para o dirigente comunista, “seu governo certamente afetará o mundo, tornando-o mais inseguro e instável”. “A gente pensa no que poderá interferir a posse de Trump no nosso mandato. Há muito a interferir, pois suas ações terão repercussão em todo o planeta, inclusive no Brasil e em nossas cidades. A política entreguista do governo golpista buscava uma reaproximação e a tradicional política de subserviência com os Estados Unidos, mas a política de Trump, ao privilegiar os investimentos internos, pode se chocar com o desejo desta turma entreguista do Brasil, dificultando o seu projeto e criando contradições na elite local”, pondera.

Nacionalmente, o presidente do PCdoB-CE destacou que as políticas do atual governo também são muito ruins, do ponto de vista dos direitos e das conquistas populares, e citou como exemplo a recém-aprovada PEC 55/2016, PEC 241 na Câmara, conhecida como a PEC do Teto dos Gastos, que limita investimentos públicos e os gastos primários; e a Reforma da Previdência.

“Isso afetará diretamente os municípios. Precisamos nos levantar contra todas essas medidas que contrariam os interesses do povo e dos municípios. A Reforma da Previdência vai dificultar o acesso às aposentadorias e pensões e reduzir os valores dos benefícios. Esses recursos serão transferidos para a especulação financeira, ou seja, retira bilhões que iriam para milhões brasileiros de baixa renda, transferindo esses recursos para alguns milhares, no topo da pirâmide social. Recursos que atualmente são gastos no consumo e reaplicados na economia real e que ajudam a ampliar a receita tributária e, com a reforma, serão destinados, pelos muito ricos, à especulação financeira e à agiotagem. Estas decisões repercutem diretamente na nossa vida e quem vai sofrer mais é o povo, que buscará saída batendo à porta do prefeito e dos vereadores. Precisamos aprofundar este debate”, defende.

Partido vivo

A nível local, pondera Paes, o Ceará tem um governador de visão desenvolvimentista, o que ajuda o PCdoB a desenvolver suas ações e seu projeto. “Vivemos um bom momento, de acumulação de forças e crescimento do Partido no Estado. Para 2018, precisamos construir juntos um projeto que contribua para o aumento da nossa bancada estadual para três ou quatro deputados, assegure a nossa vaga de deputado federal e permita disputarmos, em boas condições, uma segunda vaga na Câmara Federal. Isto não é um sonho. Temos claras chances, história, influência política na maioria dos municípios, bons nomes, e meios para avançar. Um Partido enraizado e forte beneficia mandatos, gestões e governos mas, para isso, precisamos manter nossa unidade”, ratifica.

Ao encerrar sua intervenção, Luis Carlos Paes destacou que, neste ano, será realizado o 14º Congresso do PCdoB. “Iremos debater a experiência dos governos democráticos e progressistas, de Lula e Dilma, que tiveram a nossa participação, e extrair lições. Além disso, deveremos eleger nossa nova direção nacional do Partido. Trata-se de uma rica articulação partidária, com um debate nacional, envolvendo comitês municipais de todo o país, assembleias de base, conferências municipais e estaduais, em um exercício de construção coletiva e democrática da nossa linha política. 2017 será um ano de muita luta e debate, com o Partido inserido nas lutas populares, buscando fortalecer os mandatos dos vereadores. Assim, certamente teremos um ano exitoso e entraremos 2018 com condições de ampliar nossa força em todo o Brasil’.

Atuação comunista

O atual deputado federal Chico Lopes, que iniciou sua carreira parlamentar como vereador, falou sobre a atuação dos mandatos com os movimentos sociais. Lopes considera o vereador “o primeiro e mais importante político”. “Muito me alegra ter sido vereador da minha capital. Precisamos estar atentos para honrar os votos e a confiança que nos foram depositados. Somos representantes do povo, nossos mandatos devem ser instrumento e não emprego; devemos politizar o debate, porque os comunistas também têm este papel; sair da mesmice, disputar votos e também ideias, ajudar e organizar o povo. Somos comunistas, somos de esquerda. É nosso papel defender o povo e seus direitos”, ratifica.

Evaldo Lima, vereador recém-nomeado Secretário de Cultura de Fortaleza, também participou do encontro e abordou a ligação do mandato do vereador do PCdoB e a gestão municipal. Ele destacou sua atuação como vereador e líder do Governo na Câmara na primeira gestão do Prefeito Roberto Cláudio. “Em Fortaleza somos 43 vereadores e apenas um comunista. Fizemos e fazemos a diferença”, acredita.

Leoni, vereadora e presidenta da Câmara Municipal de Potengi, em seu quinto mandato, também apresentou sua trajetória. Filiada há mais de uma década ao PCdoB, ela tem tido respaldo da população e dos colegas parlamentares na condução dos trabalhos na Casa Legislativa. “Acredito que a confiança do eleitor está na seriedade do nosso trabalho. Nossas ações estão voltadas a honrar nossa palavra, trabalhar com seriedade, ouvir e entender o povo”, avalia. Já a professora Dedê, única reeleita dos 13 vereadores no município de Várzea Alegre, destacou a responsabilidade no novo mandato. “Precisamos ser ainda melhores e corresponder à confiança do eleitor. Nós, vereadores, somos referência nos municípios, por isso devemos investir na formação, nos estudos, trabalhar com seriedade, ter argumentos, seriedade, coerência e parceria com o povo, pois nosso trabalho pode transformar a vida de muita gente”, enaltece.

Integração

O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ceará (Secitece), que já foi vereador, deputado estadual, federal e senador, Inácio Arruda, aprofundou a questão entre o relacionamento dos mandatos dos vereadores e o PCdoB. Para ele, o cargo é o mais representativo do Estado. “Ser vereador se confunde com ser comunista, tratar do comum, ser o guardião da cidade. E fazemos parte do Partido que representa os interesses dos ‘comuns’, que trata da comunhão, da partilha, das causa populares; que é capaz de examinar a realidade e apresentar propostas ousadas; que ajuda a sociedade a mudar para melhor. Defendemos bandeiras e, ao mesmo tempo, cuidamos de questões pontuais, das demandas do povo”.

Inácio também ressaltou a importância do papel do vereador e sua ligação com a direção do Partido. “Na cidade, o PCdoB são vocês e o centro do Partido é cada um dos mandatos. O vereador tem que estar ligado às ideias do Partido, com visão buscando defender o direito do povo. Haverá momentos em que a luta dos comunistas será a luta do sindicato rural, dos professores, dos comerciários e até dos aposentados. Por isso devemos iniciar movimentos ligados a tudo, e sobretudo ao fortalecimento do Partido nos municípios”.

Diálogo

Além dos vereadores, participaram do encontro membros da direção do Partido, parlamentares, assessores de mandatos e de secretarias, gestões e representantes de várias frentes dos movimentos sociais. Após as intervenções, foi aberto o debate, onde todos puderam participar e contribuir com ideias e propostas.

Mais

Nas eleições de 2016 o PCdoB elegeu 87 vereadores, garantindo representação comunista em 54 municípios cearenses. O Partido ainda garantiu 26 comunistas na primeira suplência, alguns deles irão assumir o mandato já neste primeiro momento. Outra vitória importante foi a eleição de doze presidentes de Câmaras Municipais nas cidades de Farias Brito, Ipu e São Benedito, três das oito onde foram eleitos prefeitos, e em nove outras cidades: Tarrafas, Potengi, Independência, Carnaubal, Maranguape, Monsenhor Tabosa, Palmácia, Quixelô e Miraíma.