Estudantes mineiros se mobilizam para a 10ª Bienal da UNE

Estudantes secundaristas, universitários e pós-graduandos de todas as regiões de Minas Gerais se mobilizam para participar da 10ª Bienal da UNE “Feira da Reinvenção” – que acontecerá entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, em Fortaleza, Ceará.

Por Mariana Viel, da redação do Vermelho-Minas

Através da Caravana da UJS cerca de 450 estudantes mineiros irão integrar da intensa programação de atividades, mostras, debates e shows da Bienal. O presidente da UJS-BH, Clauderson Black, explica que o foco do evento é incentivar a produção cultural em todo o país e mostrar os trabalhos da juventude.

“Como nosso território brasileiro é muito a Bienal é uma oportunidade de aproximação das diversas manifestações culturais. O evento também é muito politizado e é uma forma de chamar a atenção da população para discutir política através da cultura”.

A organização do evento espera a presença de cerca de 10 mil estudantes dos 27 estados brasileiros e de diversas universidades. Segundo a presidenta da União Estadual dos Estudantes (UEE), Luana Ramalho, Minas Gerais terá um papel ainda maior nesta edição da Bienal. Através de uma parceria com a Secretaria de Turismo do Estado, a delegação mineira irá lançar a campanha ‘Vem Pra Minas Bienal’.

“Esta é a primeira vez que Minas irá reivindicar a realização do evento no estado. Nosso objetivo, ao lançar a campanha para sediarmos a próxima Bienal, é divulgar e explorar nossa cultura histórica – que vem desde a Inconfidência e a tradição dos povos escravizados”.

3º Encontro Nacional de Grêmios e o 1º Encontro LGBT da Ubes

O maior festival cultural estudantil da América Latina acontece em meio à onda de retrocessos e ameaças aos direitos da juventude – liderados pelo governo ilegítimo de Michel Temer. Concomitantemente à Bienal também será realizado o 3º Encontro Nacional de Grêmios e o 1º Encontro LGBT da Ubes.

A presidenta da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), Késsia Cristina, diz que a atividade contará com a presença dos estudantes secundaristas que participaram da Primavera Secundarista em 2016 – contra a PEC 55 e a MP 746.

“A ideia é manter a organização dos estudantes que as ocuparam suas escolas no ano passado. É um encontro deliberativo para lançar as pautas dos estudantes no próximo período. Apesar da aprovação da PEC 55 no senado e da MP 746 o encontro vai renovar as esperanças e as perspectivas de lutas em defesa do Brasil. Mesmo com os cortes e as dificuldades a nossa luta por uma escola pública de qualidade e transformadora continua”, enfatiza.

ANPG na Bienal

Além dos estudantes universitários e secundaristas, os pós-graduandos também terão um espaço de debate voltado para a discussão da produção científica no Brasil. Minas Gerais é um dos estados que organiza a Mostra de Ciência e Tecnologia da ANPG que tem como tema “Viva a Critica” para estimular a pesquisa e grupos de estudo que produzem o pensamento crítico.

O evento também irá ajudar na preparação dos jovens cientistas mineiros para receber a 67ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que acontecerá no mês de julho, na UFMG – ressalta Laís Moreira, vice-regional Sudeste da ANPG. A Bienal também irá sediar o 1º Encontro de Jovens Pesquisadores Negros.